Teste de Covid não será mais exigido para entrada de viajantes vacinados no Brasil, decide governo

Mudança na regra foi publicada no Diário Oficial da União na noite de sexta-feira (2)

Escrito por Redação ,
Homem utilizando tela de atendimento no Aeroporto de Fortaleza
Legenda: Para entrar no Brasil será necessário apresentar comprovante de vacinação com pelo menos duas doses
Foto: Helene Santos

A exigência de apresentação de teste negativo de Covid para entrada no Brasil, seja de estrangeiros ou brasileiros vacinados, foi dispensada pelo governo. A decisão, respaldada por nota técnica com recomendação da Anvisa, começou a valer na sexta-feira (1º), após publicação de uma portaria interministerial.

O documento foi assinado pelos ministros da Casa Civil, da Justiça, da Saúde e da Infraestrutura e, a partir de agora, está mantida apenas a exigência de apresentação de comprovante do esquema vacinal completo pelo menos 14 dias antes do embarque. 

Veja também

Além disso, segundo consta no Diário Oficial da União, não será mais necessário preencher a Declaração de Saúde do Viajante (DSV). São necessárias pelo menos duas doses para embarcar sem um teste negativo.

No caso de brasileiros e estrangeiros que ainda não tenham o esquema completo de vacinação, é preciso realizar um teste de antígeno ou RT-PCR com resultado negativo um dia antes do embarque. Na entrada, não será exigido um período de quarentena.

A regra vale tanto para meios aéreos como para terrestres ou marítimos. Na segunda opção, não é necessário que brasileiros residentes estejam completamente vacinados. 

Motivação

Conforme declaração da Anvisa, a decisão estaria motivada pela ampliação da cobertura vacinal em todo o Brasil, além da redução de casos e mortes causadas pela Covid-19.

Por isso, a agência já havia lançado uma nota técnica no último dia 23 de março para delimitar o assunto.

A mudança, neste caso, pode ser revista se houver "mudanças no cenário epidemiológico ou diante da necessidade de adoção de medidas sanitárias em fronteiras para salvaguardar a saúde da população".

Assuntos Relacionados