'O que mais me dói é saber que ele sofreu', diz tutor de cachorro que morreu em avião da Gol

O caso aconteceu durante o transporte aéreo da Gollog, empresa da Gol Linhas Aéreas, que suspendeu o transporte de pets por 30 dias após morte de cachorro

Escrito por Redação ,
Joca
Legenda: Família acusa empresa de negligência
Foto: Reprodução/Instagram

João Fantazzini, tutor do golden retriever que morreu durante transporte aéreo da Gollog, empresa da Gol Linhas Aéreas, desabafou sobre a morte do cachorro e lamentou o sofrimento pelo o qual o animal passou. Chamado de Joca, o cão de cinco anos morreu após um erro de destino.

“Eu sempre vi as mensagens das pessoas sobre os cachorros morrerem nesta situação, mas eu nunca esperava isso, acho que o que mais me dói é saber que ele sofreu lá dentro, porque não é justo ele ter morrido desse jeito”, disse à reportagem da TV Globo.

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O cachorro embarcou em Guarulhos, São Paulo, com destino a Sinop, no Mato Grosso, onde o tutor o aguardava. No entanto, por erro da empresa, o animal foi transportado para Fortaleza, no Ceará, e somente depois levado de volta para o Aeroporto Internacional de Guarulhos. 

O tutor revelou que o veterinário tinha dado um atestado indicando que o animal suportaria uma viagem de duas horas e meia. Com o erro, Joca ficou quase 8 horas no trajeto.

A família acusa a companhia de não prover os cuidados necessários ao cachorro. Em vídeo divulgado pelos tutores, o cachorro aparece bebendo água em uma garrafa de plástico através das grades do canil. 

"Eles colocam água em um negocinho que o cachorro tem que passar a língua para tirar água. Um cachorro daquele tamanho, com 47 quilos, não dá para acreditar nisso. Aí eles colocaram o cachorro de volta sem nenhuma avaliação, sem nenhum veterinário examinar o animal", disse Marcia Martin, mãe de João Fantazzini, tutor do Joca.

Gol alega falha operacional

A Gol afirmou, em nota ao g1, que foram surpreendidos com o falecimento de Joca porque ele recebeu cuidados da equipe em Fortaleza e que a morte aconteceu logo depois do pouso em Guarulhos. A companhia suspendeu, até 23 de maio, a venda do serviço de transporte de cães e gatos pela GOLLOG Animais e pelo Dog&Cat + Espaço, para viagens realizadas no porão da aeronave.

A empresa justifica que o pet foi parar em Fortaleza por uma falha operacional, que fotos do animal foram enviadas para o tutor na parada e que João escolheu voltar para Guarulhos para encontrar o animal. A companhia também afirma estar oferecendo suporte ao tutor e apurando os detalhes do ocorrido com prioridade.

"Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação", disse o comunicado.

Suspensão do serviço

A Gol informou que, para os Clientes que contrataram, até 23 de maio, algum dos serviços que estão com restrição, poderão pedir a restituição total do valor, inclusive do valor da passagem (no caso de Dog&Cat + Espaço), ou pedir adiamento da viagem, sem custo, para depois de 23 de maio em voos até 31 de dezembro deste ano.

Os clientes que estejam no destino da viagem e tenham adquirido um dos serviços contratados para a volta "serão atendidos se assim desejarem", diz comunicado da companhia.

A companhia afirmou que as equipes dos aeroportos estão disponíveis para dúvidas, além da central de atendimento (0800 704 0465).

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