Grupo hacker Anonymous diz ter desativado a agência espacial russa

O objetivo seria impedir que o presidente Vladimir Putin tenha "controle sobre satélites espiões", no momento em que suas tropas invadem a Ucrânia

Escrito por Redação ,
Kachers
Legenda: Grupo 'Anonymous' diz ter desativado a agência espacial russa
Foto: Shutterstock

O grupo hacker Anonymous disse nesta quarta-feira (2) ter desativado a agência espacial russa, visando impedir que o presidente Vladimir Putin tenha "controle sobre satélites espiões", no momento em que suas tropas invadem a Ucrânia. A Rússia nega, mas o site da instituição seguia fora do ar quando esta matéria foi publicada. 

Veja também

Roscosmos

No Twitter o 'NB65', afiliado do grupo, compartilhou uma publicação onde é apresentada uma imagem do que dizem ser informações do servidor da Agência Espacial Federal Russa (Roscosmos).

O grupo alega ter descarregado e eliminado ficheiros confidenciais relacionados com a imagem de satélite da agência espacial e com o Sistema de Monitoramento de Veículos.

No entanto, o diretor-geral da Roscosmos, Dmitry Rogozin, também pelo Twitter, negou ter ocorrido uma invasão.  "A informação destes golpistas e pequenos vigaristas não é verdadeira. Todos os nossos centros de controle de atividade espacial estão funcionando normalmente", disse.

Ele apontou que a Rússia trataria qualquer ciberataque aos seus satélites como se tratando de uma justificativa para a guerra.