Covid-19: profissional de saúde de Maceió é afastada por não vacinar corretamente idosa

Idosa de 97 anos estava em isolamento social havia dez meses. Conteúdo de seringa não foi injetado no braço da paciente

Escrito por Redação ,
Legenda: De acordo com a Secretaria de Saúde de Maceió, ocorreu uma "falha humana" no momento da aplicação do imunizante, que realmente não chegou a ser aplicado na idosa.
Foto: reprodução

Uma profissional de saúde de Maceió (AL) foi afastada, nesta quinta-feira (28), após não aplicar corretamente a vacina contra a Covid-19 em uma idosa de 97 anos. Confirmada pela secretaria da Saúde do município, a falha foi registrada em vídeo, o qual foi divulgado nas redes sociais. As informações são do portal G1.

De acordo com a pasta municipal, ocorreu uma "falha humana" no momento da aplicação do imunizante, que realmente não chegou a ser aplicado na ocasião. A prefeitura da capital alagoana tratou o ocorrido como um "caso isolado", mas afirmou que "tomou ciência com indignação". Uma investigação foi aberta pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL).

Veja também

O que aconteceu com a vacina

A idosa, acompanhada de motorista e cuidadora, dirigiu-se a um posto de vacinação localizado no Shopping Pátio Maceió para receber o imunizante, aplicado em idosos com 85 anos ou mais a partir desta quinta na capital do estado alagoano. Segundo Andrea Maranhão, neta da idosa, o vídeo foi filmado pela cuidadora. "O intuito de filmar foi comemorar, mesmo porque ela está há muito tempo em isolamento, dentro de casa. E ela é muito alegre, gosta muito de sair, de se divertir", disse Andréa, que compartilhou as imagens no grupo da família. 

No grupo, um parente médico percebeu que a dose não havia sido aplicada na mulher. A neta, então, ligou para a cuidadora, que retornou ao local da imunização com a idosa. A coordenadora do posto até questionou o retorno, mas, ao assistir ao vídeo, liberou uma nova aplicação.

A idosa estava em isolamento social havia dez meses, conforme a neta. A saída da residência para o recebimento do imunizante foi comemorada por toda a família. 

Assuntos Relacionados