Covid-19: profissional de saúde de Maceió é afastada por não vacinar corretamente idosa
Idosa de 97 anos estava em isolamento social havia dez meses. Conteúdo de seringa não foi injetado no braço da paciente
Uma profissional de saúde de Maceió (AL) foi afastada, nesta quinta-feira (28), após não aplicar corretamente a vacina contra a Covid-19 em uma idosa de 97 anos. Confirmada pela secretaria da Saúde do município, a falha foi registrada em vídeo, o qual foi divulgado nas redes sociais. As informações são do portal G1.
De acordo com a pasta municipal, ocorreu uma "falha humana" no momento da aplicação do imunizante, que realmente não chegou a ser aplicado na ocasião. A prefeitura da capital alagoana tratou o ocorrido como um "caso isolado", mas afirmou que "tomou ciência com indignação". Uma investigação foi aberta pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL).
Veja também
O que aconteceu com a vacina
A idosa, acompanhada de motorista e cuidadora, dirigiu-se a um posto de vacinação localizado no Shopping Pátio Maceió para receber o imunizante, aplicado em idosos com 85 anos ou mais a partir desta quinta na capital do estado alagoano. Segundo Andrea Maranhão, neta da idosa, o vídeo foi filmado pela cuidadora. "O intuito de filmar foi comemorar, mesmo porque ela está há muito tempo em isolamento, dentro de casa. E ela é muito alegre, gosta muito de sair, de se divertir", disse Andréa, que compartilhou as imagens no grupo da família.
No grupo, um parente médico percebeu que a dose não havia sido aplicada na mulher. A neta, então, ligou para a cuidadora, que retornou ao local da imunização com a idosa. A coordenadora do posto até questionou o retorno, mas, ao assistir ao vídeo, liberou uma nova aplicação.
A idosa estava em isolamento social havia dez meses, conforme a neta. A saída da residência para o recebimento do imunizante foi comemorada por toda a família.