Covid-19: primeiras vacinas em domicílio são aplicadas em idosos na Capital

A expectativa é que 100 idosos recebam o imunizante ainda nesta quarta-feira (27)

Escrito por Felipe Mesquita/Darley Melo, metro@svm.com.br

Metro
vacinação domiciliar
Legenda: Joana foi a primeira vacinada em domicílio da Capital
Foto: Isanelle Nascimento

Começou na manhã desta quarta-feira (27) o cronograma oficial de vacinação contra a Covid-19 para idosos acima de 75 anos, em Fortaleza. A primeira dose do imunizante AstraZeneca/Oxford está sendo aplicada em domicílio por equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em bairros com maior incidência da doença pandêmica. Pelo menos 100 idosos devem receber a vacina ao longo deste primeiro dia, segundo expectativa da Pasta.

O casal Miguel Raimundo de Oliveira, 89, e Joana Bezerra de Oliveira, 85, recebeu a vacina juntos. Para Joana, primeira vacinada da Capital, a espera pela dose foi cercada de orações. "Eu estava pedindo a Deus que viesse a vacina para nós", destacou. 

Miguel conta que cumpriu o isolamento social e os protocolos de higiene para evitar o contágio pelo novo coronavírus. "Eu sempre faço isso para me ajudar e ajudar quem me cuida", diz, acreditando no efeito potencial do imunibiológico. "Estou na esperança que isto aconteça, primeiramente em Deus e quem me acompanha".

fotos de vacinação contra a covid a domicílio em Fortaleza
Legenda: Fortaleza realiza vacinação contra Covid-19 de idosos em domicílio
Foto: Isanelle Nascimento

Também imunizado, o engenheiro civil Francisco Araújo Carneiro, de 76 anos, acredita que  “vamos chegar a um lugar bem melhor''. É o primeiro passo para tudo melhorar”. 

Na lista de idosos incluídos na rota domiciliar, estão aqueles entre os 863 que acabaram sendo direcionados para o Centro de Eventos do Ceará por uma falha técnica no sistema de agendamento, mas não compareceram após o alerta da SMS. 

Porém, mesmo com o pedido da Pasta para que os idosos não fossem buscar o imunobiológico, houve quem esteve no equipamento e conseguiu a dose. A Secretaria precisou montar um sistema de drive-thru para que o público acima de 75 anos não se misturasse junto aos profissionais de saúde. 

Dos 863 que tiveram a marcação direcionada para o Centro de Eventos, a SMS informou ao Diário do Nordeste que 659 foram vacinados, sendo 273 na segunda-feira (25) e outros 386 nessa terça-feira (26). O erro no sistema agendou os idosos apenas para esses dois dias. 

Escala de prioridades para idosos

O Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19 e a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) precisam definir estratégias de distribuição das doses para essa faixa etária, uma vez que o Ceará ainda não dispõe de doses suficientes. 

  • Grupo I -  A partir de 75 anos acamados;
  • Grupo II - A partir de 90 anos;
  • Grupo III - A partir de 85 anos;
  • Grupo IV - A partir de 80 anos;
  • Grupo V- A partir de 75 anos.

A data de vacinação em domicílio está sendo informada aos idosos por e-mail e Whatsapp. Já para os que optaram pela dose em postos de drive-thru, a SMS ponderou que "entrará em contato" pelas mesmas ferramentas indicando data e local, que serão definidos "conforme a demanda". 

vacinação domiciliar
Legenda: Miguel Raimundo, de 89 anos, foi vacinado na manhã desta quarta-feira (27)
Foto: Isanelle Nascimento

O agendamento da vacina para essa faixa etária segue pelo aplicativo Mais Saúde Fortaleza, disponível para IOS e Android, e pelo site Vacine Já. Além disso, até o próximo domingo (31), os trabalhadores da saúde continuarão sendo imunizados no Centro de Eventos e nas próprias unidades hospitalares.

 

Assuntos Relacionados