Réus são ouvidos na Justiça Federal

Escrito por Redação ,
Legenda: As pessoas ouvidas foram presas na 'Operação Marguerita', deflagrada pela PF, em fevereiro. Eles são acusadas de traficar mulheres do Brasil para a Europa

Quatro acusados de participar de um esquema criminoso internacional de tráfico de pessoas, que tinha Fortaleza como base, começaram a responder ao processo em Juízo. A primeira audiência do caso foi realizada na quinta-feira (1º), na 32ª Vara Criminal da Justiça Federal no Ceará, para colher depoimentos.

Conforme a decisão da Justiça de acatar a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), assinada no dia 21 de março, os quatro acusados de manterem o esquema promoveram, constituíram, financiaram e integraram uma organização criminosa transnacional, com integrantes no Brasil e na Eslovênia, estruturalmente ordenada e com divisão de tarefas.

"Em concurso de pessoas com unidade de desígnios, agenciaram, aliciaram, recrutaram, transportaram, transferiram, alojaram ou acolheram pessoas, com a finalidade de exploração sexual, sendo tais condutas realizadas mediante grave ameaça, violência, coação, fraude ou abuso", completa a decisão judicial.

Os acusados que se tornaram réus são o esloveno Tine Motoh, o italiano Flávio Frugis e as brasileiras Emanuella Andrade Bernardo e Paula Dayana Ribeiro da Silva, conhecida como Paloma, que estão presos.

O processo original tinha seis réus, mas a Justiça determinou o desmembramento de dois deles, por entender que a situação dos eslovenos Stjepan Pavuso, o 'Pista' e Igor Schwarz, que continuam soltos na Eslovênia, poderia prejudicar a celeridade da instrução processual.

Na primeira audiência, compareceram três réus: Tine Motoh, Flávio Frugis e Emanuella Bernardo, e seus respectivos advogados, além da advogada que representou a ré Paula Dayana. Duas testemunhas de acusação, do total de seis que foram arroladas pelo MPF, também compareceram. Os advogados foram procurados pela reportagem, mas não atenderam às ligações.

O juiz titular da 32ª Vara Criminal, Francisco Luís Rios Alves, designou os dias 3 e 4 de agosto para acontecerem as próximas audiências do processo.

Operação Marguerita

Dezesseis pessoas foram presas durante a 'Operação Marguerita', deflagrada pela Polícia Federal (PF) em fevereiro, em ações simultâneas no Ceará e na Europa. Conforme as investigações, o esquema de tráfico de pessoas existia desde 2010 e começou com o esloveno Tine Motoh, que cooptou pessoas para aliciar vítimas e agências de turismo para enviarem as mulheres à Europa.

O principal destino delas era a boate 'Marguerita', que fica localizada em Nova Gorica, na Eslovênia, e pertence a um amigo de Motoh.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.