PF deflagra operação contra esquema de tráfico de mulheres do Ceará para prostituição na Itália

A corporação cumpre três mandados de busca e apreensão em endereços de Fortaleza e de Caucaia, além de Carpina, em Pernambuco

Escrito por Redação ,
Imagem mostra foco em arma guardada em porta-arma atada a perna de policial federal
Legenda: Além da exploração sexual, indícios apontam que vítimas eram submetidas a trabalho forçado e tinham a alimentação restringida, além de outros crimes
Foto: divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (28), a operação "Correntes não Visíveis" para combater um esquema de tráfico internacional de pessoas, que supostamente arregimentava mulheres no Ceará e as levava para se prostituir na Itália. A corporação cumpre três mandados de busca e apreensão em endereços de Fortaleza e de Caucaia, além de Carpina, em Pernambuco. 

A investigação identificou indícios que as vítimas eram buscadas no território cearense e, em seguida, enviadas ao país europeu, onde atuavam como garotas de programa. 

A autoridade também encontrou evidência dos crimes de exploração sexual dessas mulheres, inclusive com publicações em sites italianos; trabalhos forçados; restrição de alimentação; dívidas impagáveis e uso de arma de fogo pelos suspeitos para coação das vítimas. 

Veja também

Segundo a Polícia Federal, o objetivo da ação é delimitar as responsabilidades dos envolvidos e identificar outras vítimas do esquema criminoso. 

Apesar da operação, as investigações continuam. Caso se provem verdadeiras, as condutas podem configurar, em tese, o cometimento do crime de tráfico internacional de pessoas, favorecimento à prostituição e rufianismo, com pena de até 25 anos de prisão, sem prejuízo da descoberta de outros crimes mais graves praticados a partir da análise do material apreendido.  

Viu alguma situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta? Fale com a gente pelo WhatsApp do Diário do Nordeste.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados