Mapeadas áreas mais violentas de Juazeiro do Norte

Escrito por Redação ,

Juazeiro do Norte. Os setores de segurança pública atuantes neste município já possuem a identificação das áreas onde há maior incidência de casos de violência. As informações são do colaborador Roberto Crispim.

Cinco bairros de Juazeiro do Norte foram apontados pela Polícia Militar como aqueles com maiores índices de criminalidade naquele município Foto: Divulgação

Denúncias de assaltos, roubos, pequenos furtos, latrocínios e homicídios, auxiliaram a elaboração de um mapeamento solicitado pelo novo comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar em Juazeiro do Norte (BPM), Tenente Coronel Wellington Alves da Silva.

Além das áreas de maior cometimento de ilícitos, o documento também informa aos policiais os dias e horários em que os bandidos costumam agir em maior número de vezes. O levantamento surge após a realização de cobranças por populares através de emissoras de rádio no município, preocupados com o crescimento do número de casos de assassinatos registrados e, ainda, com a falta de respostas por parte das autoridades.

Somente no período de janeiro a outubro deste ano foram registrados em Juazeiro do Norte um total de cento e onze assassinatos. Os dados superam em 8% os números registrados pela polícia no mesmo período do ano passado. Dos casos, 102 assassinados foram cometidos através do uso exacerbado de violência, segundo informam as autoridades.

No último final de semana, o corpo da sacoleira Maria Eliene Gomes, 44 anos, foi encontrado parcialmente carbonizado no interior da residência onde ela morava, no bairro Franciscanos.

O caso, que está sendo investigado pela Delegacia Regional de Polícia Civil, continua envolto em mistério. A polícia ainda não sabe quem assassinou a sacoleira, nem os motivos que levaram ao crime.

O corpo da vitima foi encontrado pelos filhos, que retornavam da escola, por volta das 11h30 da manhã, na última sexta-feira, 18.

Ela foi a oitava pessoa assassinada no município e, conforme as estatísticas, a 19ª vitima de homicídio na região só neste mês.

João Cabral, Santa Tereza, Timbaúbas, Pio XII e Triângulo lideram

O resultado do mapeamento realizado pelo comando do 2º BPM de Juazeiro do Norte foi apresentado aos policiais no último sábado (19).

Conforme o levantamento, os bairros João Cabral, Santa Tereza, Timbaúbas, Pio XII e Triângulo são os que apresentam maior preocupação junto as autoridades, devido a quantidade de homicídios registrados nestes locais.

Também são citados como preocupantes os bairros Salesiano e Tiradentes. Nas duas áreas os números de roubos e assaltos também são crescentes. Agora, com os resultados obtidos através do mapeamento, a polícia espera diminuir os índices de criminalidade através da realização de operações de saturação.

'Após o trabalho do setor de inteligência, nós vamos intensificar a ação policial nas localidades mapeadas. Para tanto, todos os veículos disponíveis serão utilizados, bem como as patrulhas a pé e, ainda, em caso de necessidade, as aeronaves do Ciopaer também auxiliarão durante os patrulhamentos', informou o comandante Wellington Alves da Silva.

Segundo ele, as operações foram iniciadas ontem e se estenderão até que novos levantamentos possam comprovar a redução nos números de ocorrências. 'A Polícia Militar só irá diminuir a intensidade de suas operações em Juazeiro do Norte a partir do momento em que estiver comprovada a diminuição no número de crimes. Até que isso aconteça, nós manteremos as saturações', severou.

Juazeirenses criaram placas para denunciar áreas violentas

Há menos de duas semanas, o caderno Regional publicou a notícia de que alguns moradores de Juazeiro do Norte afixaram placas indicando áreas classificadas por eles como "sujeitas aos assaltos".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.