Governador empossa novo comandante da Polícia Militar

Márcio Oliveira assumiu oficialmente a chefia da tropa nesta quinta-feira em cerimônia no Quartel do Comando Geral; mudança na Supesp foi anunciada pela Secretaria da Segurança

Escrito por Redação ,
Legenda: O coronel está na Polícia Militar desde 1992, é bacharel em Direito e em Segurança Pública, com especialização em Políticas Públicas e Perícia Criminal
Foto: Cícero Oliveira/SSPDS

O governador Camilo Santana empossou, na tarde desta quinta-feira (17), o coronel Márcio Oliveira como novo comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE). O evento ocorreu no Quartel do Comando Geral da instituição e contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela e do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron. 

O novo comandante é fundador do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e toma posse no lugar do coronel da PM Alexandre Ávila, que gerenciava as atividades a frente da força policial desde janeiro de 2019. 

Camilo Santana ressaltou, durante a solenidade, que promoveu Márcio Oliveira três vezes desde que assumiu a chefia do executivo estadual. "O coronel Márcio conquistou a minha admiração pelo seu exemplo que arrasta, que contagia as pessoas, e eu não tenho dúvida, Márcio, que você cumprirá uma grande missão. Uma missão desafiadora, mas que você cumprirá com êxito, que é comandar a gloriosa Polícia Militar do Ceará”, disse.

O titular da SSPDS, Sandro Caron, afirmou que o convite ao então comandante do CPRaio foi feito "pelo exemplo que deu de dedicação e amor à Polícia Militar, pelo exemplo que sempre deu de dedicação à sociedade cearense e pelo exemplo que sempre deu de valorização dos nossos policiais militares”. 

Novo comando

Já Márcio Oliveira, durante seu discurso de posse, ressaltou a relevância do cargo: "Esse momento tão marcante de minha trajetória profissional, agradeço a Deus pelo dom da vida e por ter guiado meus passos ao longo desses mais de 28 anos de dedicação ao serviço policial militar". Além disso, o novo comandante da PMCE destacou que comandar a tropa será "um desafio complexo", mas que o enfrentará com "tenacidade, lealdade, zelo, compromisso e, acima de tudo, amor à causa policial militar".

Em discurso de despedida do comando, o coronel Alexandre Ávila disse ter "a sensação de dever cumprido" e oferecido  "à sociedade cearense o meu melhor". Ele desejou ainda boa sorte a Márcio Oliveira e "sabedoria para conduzir sua mais nobre e última missão na corporação". 

Márcio Oliveira foi anunciado como novo comandante da PM no dia 10 de setembro deste ano, após a troca na Secretaria da Segurança Pública. O coronel está na Polícia Militar desde 1992, é bacharel em Direito e em Segurança Pública, com especialização em Políticas Públicas e Perícia Criminal e também já atuou em unidades do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e no Comando de Policiamento de Choque (CPChoque).

Mudança na Supesp

A Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) também novo gestor. A SSPDS lançou nota, na noite desta quinta-feira (17), anunciando que o perito criminal da Polícia Federal José Helano Matos Nogueira assume a chefia do órgão. O policial rodoviário federal Aloísio Vieira Lira Neto deixa o cargo. 

De acordo com a Secretaria da Segurança, Helano Matos já foi diretor de Polícia Forense em âmbito mundial pela Interpol, chefe do Setor Técnico Científico da PF no Ceará e tem experiência de 20 anos como perito criminal.

Ele possui pós-doutorado pela King’s College de Londres e doutorado pela Universidade de Liverpool, na Inglaterra; mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e especialização em Gestão de Segurança Pública pela Academia Nacional de Polícia (ANP/PF). Além disso, o novo superintendente é bacharel em Ciência da  Computação e licenciado pleno em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados