Bulldog Americano é destaque no CE

Ainda pouco conhecida no Estado, esta raça está despertando o interesse dos cearenses, por fazer a guarda e ser fiel

Escrito por Redação ,
Legenda: El Woody Mountain Bulldog, do criador Gustavo Nogueira, um dos pioneiros da raça no Estado. O cão tem o título de Campeão Brasileiro fotos: cláudia xavier

Fortaleza. Originado do antigo Bulldog da Inglaterra do século XVII, que era valente e robusto nas rinhas com touros, ursos e outros cães, o Bulldog Americano desenvolveu-se a partir da criação feita por imigrantes europeus nos Estados Unidos. Na região da atual Geórgia, os cães mantiveram a característica de combater animais selvagens, servindo também para trabalho e proteção. Com preservação feita pelo americano J. D. Johnson, originou-se o "American Bulldog" dos dias atuais, bem diferente do Bulldog Inglês, de menor porte e mais avesso a atividades físicas intensas.

O breve histórico deste cão, escolhido para a Raça do Mês, foi pesquisado pelo criador Gustavo Nogueira, um dos poucos que tem plantel no Ceará. Sua criação é formada por dois machos (padreadores), vindos dos canis Mountain Bulldog (MG) e Bulky Bull (SP) e quatro fêmeas (matrizes) nascidas em seu próprio canil, o Noble Warrior.

"Atualmente a raça é bastante difundida nos EUA, onde o cão continua a ser usado, entre outras coisas, para caça e derrubada de javalis, para o trabalho nas fazendas, proteção e companhia. A raça participa com grande sucesso de diversas provas de trabalho e no famoso IronDog americano", conta ele.

Docilidade

Desde 2007, ele cria a raça. "Procurávamos um cão de porte grande para guarda, mas que não fosse tão comum em Fortaleza. Sempre tive uma grande admiração pelos Bulldogs em geral, daí surgiu a ideia de termos um Bulldog Americano", diz.

Pela experiência como criador, observa que os exemplares da raça são cães extremamente dóceis com os donos e adoram crianças. Porém adverte que, como gostam de "brincadeiras pesadas", a convivência com a meninada deve ser monitorada.

"São cães grandes, fortes, musculosos e que chamam atenção por sua beleza", afirma, e faz outro alerta: o cão adulto não tolera pacificamente outros cães do mesmo sexo.

Outros cearenses apaixonados pela raça são Fernando Pinho e Eugênia Nunes Pinho. Eles criam Bulldog Americano há dois anos. "Escolhemos a raça por ser de grande porte, fazer boa guarda e ter temperamento equilibrado", afirma Eugênia, explicando que a escolha também foi por se tratar de uma raça exótica e com poucos criadores no Estado. Eles possuem dois exemplares (um casal), adquiridos no Canil Noble Warrior.

Para ela, basta ter dedicação e amor à raça para criar bem um Bulldog Americano. Já Gustavo avalia que um bom criador deve ser uma pessoa de pulso firme, e que goste de se exercitar.

Também é recomendável oferecer um bom espaço para o animal correr. "O Bulldog Americano não é um cão que dá muito trabalho. O ideal para boa forma e crescimento saudável é sempre fornecer ração superpremium. Principalmente, na fase filhote, quando o animal mais precisa de nutrientes para um bom desenvolvimento", diz ele.

Desafios

No Estado, está crescendo o interesse pela raça, mas ainda são poucos os criadores. "No Ceará, nós que estamos espalhando o Bulldog Americano. A raça é pouco conhecida e, para os leigos, sempre confundida com Pit Bulls", observa Gustavo. Eugênia também pontua que o criador deve ser aquela pessoa que gosta de desafios, além de ser um praticante de atividades físicas, o que combina com a personalidade deste Bulldog. Os sítios e fazendas são lugares ideais para criação da raça, conforme aponta ela.

Gustavo mostra também a importância do adestramento básico do animal, para que o proprietário possa conviver com um cão mais educado e de fácil manejo.

É recomendável que cães fortes e de porte grande saibam reconhecer quem é o líder na relação. Isto facilita o dia a dia, até mesmo durante as atividades diárias em casa ou em ambientes públicos como praças.

Cinofilia

Como um dos criadores pioneiros de Bulldog Americano no Ceará, ele privilegia os espaços de divulgação da raça, como as exposições organizadas pelo Kennel Clube do Estado do Ceará (KCEC) e por outros Kennels.

No seu plantel, ele tem o campeão El Woody Mountain Bulldog, que possui título de Campeão Brasileiro.

Para os interessados em conhecer melhor o Bulldog Americano, na intenção de se tornar um criador, é recomendável visitar canis registrados em algum Kennel Clube e pesquisar sobre a raça em livros e Internet.

Valéria Feitosa
Editora