Inquérito sobre denúncias de assédio contra Silvio Almeida deve ser concluído nas próximas semanas
Ex-ministro dos Direitos Humanos foi denunciado por importunação sexual em setembro do ano passado
![Silvio Almeida, ex-ministro dos Direitos Humanos](/image/contentid/policy:1.3611716:1738182814/Silvio%20Almeida.jpg?f=16x9&h=574&w=1020&$p$f$h$w=f14a221)
O inquérito aberto contra o ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, deve ser finalizado pela Polícia Federal nas próximas semanas. Conforme o g1, as vítimas já prestaram depoimento, mas relatos são mantidos sob sigilo para preservar a intimidade das denunciantes.
Almeia foi denunciado por importunação sexual. As pessoas ligadas às investigações apontam que existe grande chance do ex-ministro ser indiciado.
O depoimento de Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, foi dado em outubro. Na época, ela chegou a revelar ao Fantástico que passou por "situações que mulher nenhuma deveria passar".
Veja também
Acusações contra Silvio Almeida
A organização de defesa das mulheres vítimas de violência sexual, Me Too Brasil, trouxe as acusações à tona em nota divulgada no dia 5 de setembro de 2024, incluindo o caso envolvendo Anielle Franco.
O ex-titular do MDH negou as acusações. Ele emitiu nota em que diz repudiar com "absoluta veemência as mentiras" imputadas a ele e considera que as denúncias são "ilações absurdas com o único intuito de me prejudicar, apagar nossas lutas e histórias, e bloquear o nosso futuro".
No dia seguinte, o então ministro foi demitido da pasta dos Direitos Humanos e Cidadania. Segundo o Governo Federal, a permanência de Almeida no cargo se tornou "insustentável" após denúncia de assédio sexual.