OAB cearense prepara a campanha

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:
A participação das associações do Ministério Público e dos Defensores Públicos é destacada pelo presidente da Ordem


O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB-CE), advogado Hélio Leitão, anuncia que a Instituição participará “intensamente” da campanha nacional “Voto não tem preço, tem conseqüências”, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a ser lançado no dia 19 de novembro, na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília.

A OAB-CE, representada pelos integrantes da Comissão de Ética na Política e Combate à Corrupção Eleitoral, empossados na última terça-feira, vai operacionalizar e destacar uma série de ações. A Comissão é composta pelos advogados: João Pereira do Rêgo Neto (presidente), Tarcísio José da Silva (vice-presidente), José Wagner de Oliveira Braga, João Carlos Rodrigues de Andrade, Antônia Silda Barbosa Honório, Jéfferson Jorge Pereira, Carla Maria Marques Leal, Francisco Fábio de Castro Alves, José Narcélio Pires de Sousa, Marco Antônio Vieira Costa Fernandes, Leocélio Linhares Alves, Wagner Fontes Bezerra Peixoto e Rosa Maria Felipe Araújo.

“Temos a orientação do Conselho Federal para apenas divulgarmos a deflagração destas ações somente no dia em que for lançada a campanha”, disse o presidente. A idéia é que a campanha, que luta contra a corrupção nas eleições brasileiras, seja lançada simultaneamente em todos os Estados, nas seccionais da OAB. “A Ordem estará engajada nesta grande articulação promovida pelo Conselho Federal, com as seccionais estaduais. Especificamente, ao Ceará, temos o Comitê Estadual de Combate à Corrupção e a articulação que temos com outras instâncias da sociedade, como as Associações do Ministério Público e dos Defensores Públicos”. A OAB-CE participará do evento, no dia 19, por meio de uma teleconferência conectada diretamente com Brasília.

O movimento, segundo Hélio Leitão, prima por uma campanha eleitoral transparente, a fim de que os eleitores votem com base nas idéias e propostas dos candidatos. O movimento visa também receber denúncias de casos de corrupção eleitoral que poderão ser encaminhadas ao Comitê Estadual de Combate à Corrupção Eleitoral.

Políticos

Deputados estaduais cearenses elogiam a iniciativa da Ordem dos Advogados. Para Welington Landim (PSB), a campanha terá resultados positivos a médio prazo, esperando o apoio por parte da sociedade organizada para a maior divulgação possível do trabalho que, segundo ele, termina por conscientizar o eleitor.

Segundo o deputado João Jaime (PSDB), seria “interessante” que o trabalho de conscientização da população fosse “melhor seguido” pelo Ministério Público Eleitoral e pelo Poder Judiciário.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.