MDB, DEM e PSDB são as siglas com maior número de prefeitos eleitos nas Capitais

No Nordeste, as legendas com mais prefeituras foram o PDT e o PSB

Escrito por Redação ,
Esta é uma imagem da urna
Legenda: MDB, DEM e PSBD vão administrar o maior número de prefeituras das capitais
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O MDB foi o partido que mais elegeu prefeitos nas Capitais nas eleições 2020, com cinco nomes vitoriosos nas cidades de Boa Vista (RR), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Porto Alegre (RS) e Teresina (PI). O DEM e o PSDB vêm em seguida, com quatro prefeitos cada. No Nordeste, as legendas com mais prefeitos eleitos foram o PDT e o PSB, com dois nomes cada.

Além do maior número de capitais administradas pelos próximos quatro anos, o MDB também continua com o maior número de prefeituras em todo Brasil, com 784 chefes do executivo municipal eleitos. O partido já detinha esse título desde a eleição 2016, na qual elegeu 1.035 nomes, 251 a mais do que em 2020.

No pódio das prefeituras, PP e PSD surgem em 2° e 3° lugar com 685 e 654 prefeitos eleitos, respectivamente. Os dois registraram crescimento em relação à última eleição municipal. 

Em relação a números absolutos, o DEM foi a sigla que mais cresceu nesta eleição, saltando de 266 prefeituras em 2016 para 464 em 2020. Já nas capitais, o partido elegeu quatro prefeitos.

O grupo de partidos que formam o chamado "Centrão" também teve desempenho significativo na eleição 2020. As siglas do grupo vão administrar 2,6 mil municípios a partir de 2021, o equivalente a 47% das cidades brasileiras. O Centrão forma a base política do governo Jair Bolsonaro. 

Já o PT não elegeu, pela primeira vez, prefeito em nenhuma das capitais brasileiras. Dos 15 municípios em que disputava o 2° turno, a sigla perdeu em 11. A legenda era a que tinha mais candidatos disputando prefeituras nas urnas deste domingo (29). 

Confira o desempenho dos partidos em nível nacional:

DEM: 4
PSDB: 4
PSD: 2
Republicanos: 1
Psol: 1
MDB: 5
PP: 2
Avante: 1
PDT: 2
Pode: 1
PSB: 2
PP: 1

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados