Luizianne só deve definir posição no segundo turno após reunião do PT nesta quarta

Derrotada no primeiro turno, a deputada federal ainda não disse se pretende dar apoio a um dos candidatos no segundo turno. PT deve apoiar Roberto Cláudio

Escrito por Áquila Leite ,

A deputada federal e candidata à Prefeitura de Fortaleza nas eleições municipais deste ano, Luizianne Lins, ainda não definiu como será sua posição no decorrer do processo eleitoral da Capital. Derrotada no primeiro turno, no último domingo (2), a petista comunicou, por meio de sua assessoria de imprensa, que só vai se pronunciar sobre um eventual apoio aos candidatos que foram ao segundo turno, Roberto Cláudio (PDT) e Capitão Wagner (PR), quando o PT se posicionar oficialmente sobre o assunto. Nesta quarta-feira (5), às 17h, o diretório municipal da legenda fará uma reunião para deliberar sobre o assunto. A expectativa é que o PT apoie o atual prefeito e candidato à reeleição, Roberto Cláudio.

Nesta terça-feira (4), Luizianne viajou a Brasília para compromissos na Câmara dos Deputados. Segundo sua assessoria, não há garantias de que ela estará pessoalmente na reunião do PT Fortaleza desta quarta-feira. Vale destacar que um eventual apoio da candidata petista poderia ser decisivo para ambos os candidatos no segundo turno, já que ela somou 193.687 votos no primeiro turno, ou 15,06% do total, ficando na terceira posição. Até o momento, entretanto, Luizianne não demonstrou publicamente nenhum interesse em apoiar Roberto Cláudio ou Capitão Wagner. Em sua campanha, aliás, ela fez diversas críticas tanto ao modelo de governo proposto pelo atual prefeito, como também ao candidato do PR.

PT nacional articula apoio

Derrotado de forma avassaladora nas eleições municipais deste ano, o PT nacional já organiza uma frente eleitoral de partidos de esquerda no segundo turno. Depois de perder a Prefeitura de São Paulo (Fernando Haddad não foi ao segundo turno) e encolher significativamente em todo o País, o partido agora procura uma alternativa pela própria sobrevivência política.
 
O presidente do partido, Rui Falcão, se reuniu na segunda-feira (3) com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir o posicionamento nas cidades onde haverá segundo turno. Segundo relatos de interlocutores, Falcão sugeriu que o PT anuncie apoio irrestrito ao candidato do PSOL no Rio, Marcelo Freixo, e em Belém, Edmílson Rodrigues. A estratégia pode ser o primeiro passo para a criação de uma frente de esquerda na qual o PT, o PSOL, o PDT e o PCdoB tendem a se apoiar mutuamente nas capitais que ainda estão em disputa. Dessa forma, a tendência é que o Partido dos Trabalhadores apoie Roberto Cláudio no segundo turno de Fortaleza.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.