Eleições expõem domínio de deputados em regiões do Ceará

Toda as 14 macrorregiões do Estado, definidas pelo Ipece, tiveram algum representante eleito no pleito deste ano. No entanto, algumas delas, como a Grande Fortaleza, devem ter atenção maior que outras. O Maciço do Baturité, por exemplo, não elegeu parlamentar com votação expressiva

Legenda: O Plenário 13 de Maio será principal palco de reivindicações das demandas das regiões
Foto: Foto: José Leomar

Todas as 14 macrorregiões do Ceará terão pelo menos um representante no Legislativo Estadual, a partir de 2019. A disputa eleitoral nos municípios que compõem essas áreas foi das mais acirradas, uma vez que na eleição para o Governo Estadual, Camilo Santana enfrentou pouca dificuldade, sendo eleito com quase 80% dos votos.

Há casos de deputados que dominaram votação em alguns municípios, e que terão essas regiões como principal campo de atuação a partir da próxima Legislatura. A Grande Fortaleza foi a que possibilitou eleição de mais representantes para a Assembleia. Já o Maciço de Baturité não teve um parlamentar eleito que tenha se destacado dos demais.

Os principais representantes do eleitorado na Capital cearense devem ser André Fernandes, do PSL, que obteve quase 55 mil votos em Fortaleza; o socialista Renato Roseno, do PSOL, eleito com pouco mais de 54 mil sufrágios; e o pedetista Salmito Filho (PDT), também com 54 mil votos.

MAPA

Outros que passam a ter boa representatividade na Grande Fortaleza são: Queiroz Filho (PDT), David Durand (PRB), Heitor Férrer (SD), Apóstolo Luiz Henrique (Patri), e Bruno Gonçalves (Patri). Walter Cavalcante (MDB), Acrísio Sena (PT), Delegado Cavalcante (PSL), Soldado Noélio (PROS) e José Sarto (PDT) também se destacaram.

A deputada eleita, Érika Amorim (PSD), obteve quase 43 mil votos em Caucaia e 16.894 em Fortaleza, também se consagrando como representante da Grande Fortaleza.

Julinho obteve 12 mil votos em Maracanaú, seu berço político, enquanto que Fernanda Pessoa (PSDB) conseguiu um total de 22.397 sufrágios no Município da região. Outro que passou a ter boa representatividade na Grande Fortaleza foi Leonardo Araújo (MDB), com votação expressiva em Maranguape e Pacatuba.

Tin Gomes (PDT), ainda que tenha boa representatividade na Grande Fortaleza, também teve êxito no Município de Ibiapina, na região de Ibiapaba. Bruno Pedrosa (PP) obteve boa votação em Croatá, também na Serra da Ibiapaba, onde recebeu 4.293 votos.

Danniel Oliveira (MDB) conseguiu votação considerável em Sobral, no Sertão de Sobral, com quase 9 mil votos, e em Acopiara, no Centro Sul, com mais de 7 mil votos. Também foi o deputado com melhor avaliação em Lavras da Mangabeira. Nizo Costa teve maior votação em Cariús, no Centro-Sul cearense.

Leonardo Pinheiro (PP) obteve maiores votações em Jaguaribe, no Vale do Jaguaribe; e em Solonópole, no Sertão Central. Antônio Granja (PDT) também deve representar o Vale do Jaguaribe. Apesar de ter votação difundida em todo o Estado, Moisés Braz (PT) teve melhores resultados em Massapê e Forquilha, no Sertão de Sobral.

Em Quixadá, no Sertão Central, Osmar Baquit (PDT), obteve quase 8 mil votos, a votação mais expressiva do Município, mas a região também ajudou a eleger como representantes Bruno Pedrosa e Leonardo Pinheiro.

Expressiva

No Litoral Norte, Sérgio Aguiar (PDT), sozinho, obteve 17.2 mil votos em Camocim. Aguiar, terceiro mais bem votado no pleito deste ano, também se saiu bem em votações nos municípios de Jijoca de Jericoacoara e Tianguá. Em Granja, também no Litoral Norte, Romeu Aldigueri (PDT) obteve 16.1 mil votos e em Camocim, 10 mil.

Fernando Santana (PT) será o principal representante do Cariri, visto a votação expressiva que teve nos principais municípios da região. Somente em Barbalha foram 14.7 mil votos, e em Juazeiro do Norte, 11.202. Guilherme Landim e Danniel Oliveira conseguiram votos expressivos na região.

O Sertão dos Inhamuns tem como principais representantes os deputados Patrícia Aguiar, Audic Mota e Aderlânia Noronha. Já o Maciço de Baturité não indicou nomes com boa representatividade. Se destacaram em votação Elmano de Freitas, Leonardo Araújo e Audic Mota.


Assuntos Relacionados