Vagas de concurso para professor das universidades estaduais são ampliadas para 693

Os selecionados serão lotados na Uece, na Uva e na Urca

Escrito por Carol Melo , carolina.melo@svm.com.br
Jovem grupo de estudantes tomando notas durante uma palestra
Legenda: A novidade foi anunciada pelo governador Camilo Santana, nesta quinta-feira (3), quando lançava a ampliação do ensino superior público
Foto: Shutterstock

O número de vagas do concurso para cargo de professor das três universidades públicas do Ceará foi ampliado para 693 oportunidades. A novidade foi revelada pelo governador Camilo Santana nesta quinta-feira (3). Inicialmente, o gestor anunciou que a seleção seria de 663 docentes

Veja também

Os selecionados serão lotados na Universidade Estadual do Ceará (Uece), na Universidade do Vale do Acaraú (Uva) e na Universidade Regional do Cariri (Urca), e, conforme o chefe do executivo estadual, devem substituir as vagas de servidores temporários, além de ampliar o corpo de pesquisadores das instituições de ensino superior. 

Na terça-feira (1º), ao divulgar o certame, Camilo Santana explicou que o concurso integra a nova política de regionalização e interiorização das universidades estaduais. 

"[O objetivo é] levar o ensino superior mais próximo para você que deseja fazer um curso de nível superior no Interior do estado do Ceará", declarou o governador. 

 

Ampliação do ensino superior público no Interior

Os professores vão atuar ainda nos novos campi e cursos anunciados pelo Governo do Estado, nesta quinta-feira, e que serão instalados no Interior. Ao todo, a presença das três universidades públicas foi ampliada de 16 municípios para 23 cidades, representando uma extensão de cerca de 44%. 

Entre as novas faculdades, se destacam o lançamento de três bacharelados em Medicina, que serão instalados nos campi da Uece de Crateús, de Crato e de Quixeramobim. Nas localidades, também terão três unidades de saúde transformadas em hospitais universitários.

Com a estrutura física já autorizada, o gestor estadual revelou que a previsão é que os campi e as graduações estejam funcionando a partir do segundo semestre deste ano, com exceção do curso de Medicina no Campus de Crato, que já inicia as aulas em 7 de março.

 

Lista de novos campi e cursos

 

Uece 

  • Campus Aracati: novo curso de licenciaturas em Matemática e Letras Português/Inglês   
  • Campus Canindé: novo curso de Administração de Empresa e de Pedagogia   
  • Campus Crateús: novo curso de Medicina  
  • Campus Mauriti: novo curso de Engenharia Agronômica e Ambiental   
  • Campus Quixeramobim: novo curso de Medicina  
  • Campus Tauá: novo curso de Medicina Veterinária   

 

Urca 

  • Campus Barbalha: novo curso de Turismo   
  • Campus Crato: novo curso de Medicina    
  • Campus Juazeiro do Norte: novo curso de Arquitetura e Urbanismo 

 

Uva 

  • Campus Acaraú: novos cursos de Agronomia e de Pedagogia   
  • Campus Camocim: novos cursos de Ciências Contábeis e de Engenharia de Pesca  
  • Campus São Benedito: novo curso de Agronomia  

 

Telegram 

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o Telegram do DN e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique: https://t.me/diario_do_nordeste

Assuntos Relacionados