Viagem segura na Semana Santa

Escrito por Eliardo Martins ,
Eliardo Martins é presidente do Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará
Legenda: Eliardo Martins é presidente do Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará

A Semana Santa é um feriado onde muitas pessoas aproveitam para pegar a estrada e viajar, seja para o interior, litoral ou até outros estados. No entanto, nunca é demais lembrar que, além do planejamento da viagem, a segurança no trânsito deve ser uma prioridade para que a integridade de todos os ocupantes do veículo e dos demais usuários das vias seja preservada, tanto na ida quanto no retorno do feriado. 

Para isso, no planejamento, alguns cuidados básicos e medidas de segurança já devem ser tomados. O primeiro deles é a revisão veicular. É importante levar até uma oficina mecânica de confiança para que os mecânicos verifiquem se o veículo está em boas condições de funcionamento. Nessa etapa, deve-se avaliar os pneus, freios, fluidos, funcionamento dos limpadores e a parte elétrica.

Antes de pegar a estrada, o motorista deve conferir o trajeto identificando as  condições das estradas e possíveis obras ou interdições que possam afetar o percurso, além de possíveis pontos de parada para abastecimento. Já no caminho, o cumprimento das normas de trânsito, como o respeito aos limites de velocidade das vias, uso do cinto de segurança e evitar ultrapassagens proibidas, é mais do que fundamental. 

Estamos no período chuvoso em nosso estado e, em situações de chuva, neblina ou outras condições climáticas desfavoráveis, o indicado é reduzir a velocidade para que se consiga agir de forma preventiva em situações de risco e, principalmente, para evitar que ocorra o fenômeno da aquaplanagem, que é quando o motorista perde por completo o controle do veículo ao passar em área molhada. 

Necessário salientar que o motorista deve evitar distrações ao volante, como o uso do celular. Ele deve manter a atenção na direção e na via e, além de tudo, evitar ingerir bebida alcoólica. Lembrando que nesse período, as polícias rodoviárias reforçam a fiscalização com foco em manter a segurança viária, prevenção de acidentes e fiscalização de condutas irregulares. Ao adotar as medidas citadas, contribuímos não apenas para nossa própria segurança, mas também para a construção de um trânsito mais seguro e responsável. 

Eliardo Martins é presidente do Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará