Um novo ano, uma nova perspectiva para o setor de seguros

Escrito por Bruno Beneduzzi ,
Bruno Beneduzzi é diretor de vendas e clientes da i4pro
Legenda: Bruno Beneduzzi é diretor de vendas e clientes da i4pro

Em um cenário econômico global de constante transformação, o setor de seguros segue evoluindo quando o assunto é estabilidade e crescimento. Longe de ser um mero guardião contra os imprevistos da vida, as seguradoras estão assumindo um papel proativo na modelagem do futuro financeiro e na mitigação de riscos.

Essa evolução é reforçada pelos dados divulgados pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), que mostra que o mercado segurador brasileiro teve um crescimento de 9% em 2023, em comparação a 2022, e deve crescer mais de 11% em 2024.

Um dos motivos para esse avanço, é que muitas seguradoras, que antes não atuavam em determinados ramos, agora passam a reavaliar essa ideia, focando também em outras áreas que estão crescendo como, por exemplo, o setor de seguros de automóvel; prestamista, devido a mudanças na economia; garantia, em razão das grandes obras públicas oriundas do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); paramétricos e rural, em consequência das grandes mudanças climáticas; e agro, que por ser uma “subdivisão” do rural, não é tão abrangente e acaba tendo um foco mais específico, voltado tanto para produção quanto para máquinas e equipamentos,

Com essa mudança de cenário, também cresce as empresas de tecnologia com soluções especificas para o setor e prestadoras de serviços.

A revolução tecnológica também tem sido um catalisador crucial nessa transformação. Desde a implementação de inteligência artificial até a incorporação de blockchain, as seguradoras estão redefinindo a experiência do cliente. A automação de processos não apenas agiliza operações, mas também estabelece uma base para uma interação mais transparente e eficiente. A análise de dados avançada torna possível a customização de produtos, atendendo de forma precisa às necessidades individuais dos segurados. Desta forma, empresas que ainda não se adequaram a tecnologia devem criar modelos de trabalho maiores e integrados, de forma a criar produtos mais flexíveis baseado em funcionamento, e na experiência do usuário.

Nesse sentido, a personalização de produtos representa um ponto crucial na evolução do setor. À medida que as seguradoras reconhecem a diversidade das necessidades dos clientes, os seguros adaptados a circunstâncias específicas se tornam imprescindíveis. Essa abordagem não apenas eleva a satisfação do cliente, mas também constrói uma relação de confiança, transformando as seguradoras em parceiras essenciais nos momentos decisivos da vida.

Além disso, em um contexto de imprevisibilidade financeira, a resiliência das seguradoras destaca-se como um ponto forte. A capacidade de se adaptar a eventos inesperados, a diversificação de portfólio e a gestão eficaz de riscos garantem não apenas a estabilidade do setor, mas também a segurança dos segurados. Essa adaptação é fundamental para enfrentar os desafios emergentes e manter a confiança do mercado.

De forma geral, a visão para de 2024 deve ser de crescimento, com grandes oportunidades para seguradoras se reinventarem e estarem mais presentes em diferentes mercados. Estas perspectivas positivas baseiam-se na capacidade do setor em abraçar a mudança, inovar constantemente e atender às necessidades variadas de uma sociedade em evolução. À medida que avançamos para o futuro, as seguradoras estão desempenhando um papel fundamental na construção de um mundo mais seguro para todos.

Bruno Beneduzzi é diretor de vendas e clientes da i4pro