O potencial dos eventos online

Escrito por Helton Uchoa ,
Helton Uchoa é fundador da startup Eventoverso e CEO do Grupo UTEI
Legenda: Helton Uchoa é fundador da startup Eventoverso e CEO do Grupo UTEI

Em um mundo cada vez mais conectado e digital, a forma como participamos de eventos, conferências e feiras comerciais está passando por uma transformação profunda e acelerada. A pandemia global, que forçou o cancelamento de eventos presenciais e impulsionou a migração para o ambiente virtual, desencadeou uma revolução no mercado de eventos. Um estudo da Statista revela números surpreendentes: o mercado global de eventos atingiu a marca de 890 bilhões de dólares americanos em 2020, e a projeção é que ultrapasse os 2 trilhões de dólares em 2028.

No entanto, as opções de eventos online e híbridos ainda não refletem seu potencial. A maioria dos eventos virtuais se resume à transmissão de vídeos pela internet, o que cria uma experiência limitada em comparação com o encontro presencial. A questão é: como podemos reinventar e enriquecer a experiência dos eventos online?

Em 2021, o Google I/O lançou um desafio à indústria de eventos ao criar uma experiência imersiva e gamificada que manteve os participantes envolvidos por horas a fio. Este evento pioneiro demonstrou como os recursos tecnológicos ainda são pouco explorados no mercado de eventos. 

Uma equipe cearense embarcou nessa missão e criou uma plataforma de eventos imersiva chamada Eventoverso. Baseada em banco de dados georreferenciados na nuvem, a plataforma usa o cenário de Jericoacoara para realizar exposições, palestras e até jogos com prêmios em dinheiro. Os visitantes poderão participar de eventos em uma experiência imersiva que permite interações no mapa do evento, como se estivesse dentro de um game.

A plataforma possibilita que o expositor gere leads qualificados a partir dos visitantes que entrarem no stand, dando destaque à marca do expositor e gerando receitas durante todo o período do evento. Um exemplo de como a inovação tecnológica pode redefinir e enriquecer a experiência de um evento online. O desenvolvimento dessa tecnologia de alta complexidade garantiu à startup captação recente no edital do Centelha do CE e foi a startup cearense melhor qualificada na seleção do programa Inovativa 2023.2.

Helton Uchoa é fundador da startup Eventoverso e CEO do Grupo UTEI

Christine Muniz é presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - Seção Ceará (SBOT-CE)
Christine Muniz
12 de Maio de 2024
Professor aposentado da UFC
Gonzaga Mota
10 de Maio de 2024
Jornalista
Gilson Barbosa
08 de Maio de 2024
Médico especialista em reprodução humana
Marcelo Cavalcante
05 de Maio de 2024