O benefício invisível

Escrito por Redação ,

Os problemas sociais tendem a se agravar diante de crises financeiras ou a pandemia na qual nos encontramos agora. Por muitas vezes pensamos como minimizar esses problemas sociais em que várias pessoas são acometidas pela falta de emprego, como também a violência ou o acometimento de doenças. Às vezes nos sentimos impotentes no atual panorama, mas uma das soluções é consumir de negócios com iniciativas de comércio justo e ético.

Os negócios que possuem tais iniciativas são conhecidos como negócios sociais, negócios inclusivos ou negócios que geram impacto social, que tem como missão resolver um problema social, gerar oportunidade de emprego e renda para pessoas com pouca oportunidade de trabalho, mas também possui uma lógica econômica que o permite gerar receita própria e estabelecer relações com outras empresas de acordo com entendimento do ICE ( Instituto de Cidadania Empresarial).

Diversos movimentos empreendedores de caráter social têm se destacado durante áureos tempos de pandemia, conseguindo diminuir estigmas causados pela baixa autoestima, e como negócios sociais que reformam casas populares a preços subsidiados ou aplicativos que oferecem serviços profissionais de pessoas que moram em periferias, como aplicativos de entrega que, além do preço justo, valorizam o respeito a quem realiza a entrega de uma encomenda.

Com isso, como saber onde existe um negócio que geram impacto próximo de mim? Sempre esses negócios se mostraram como uma alternativa aos meios atuais que existem no mercado. Além do negócio social ser uma empresa inclusiva, outro fator de destaque é a formação de uma governança no território onde atua, no qual todos os "stakeholders" atuam em conjunto em prol dos objetivos sociais. Com isso, qual o impacto positivo que quero causar na vida de uma pessoa ou na minha comunidade?

Nohara Freire Dantas

Advogada