Intraempreendedorismo e seu papel dentro das empresas

Escrito por André Rubens ,
André Rubens é CEO e fundador da in8 Holding
Legenda: André Rubens é CEO e fundador da in8 Holding

Ao ingressar no mundo dos negócios, adquirir uma mentalidade empreendedora é essencial, já que as empresas não visam apenas sobreviver, mas também prosperar. Sabemos que não existem fórmulas mágicas para o sucesso empresarial, porém há maneiras de incentivo aos colaboradores que ajudam a engrenagem a girar. Uma delas é promover uma cultura que encoraje os funcionários a pensar e agir como empreendedores dentro da própria organização. Essa é a base do intraempreendedorismo, uma abordagem que se mostra cada vez mais crucial para o sucesso nos mercados atuais.

Alguns dados apontados pelo Diagnóstico do Planejamento Estratégico Participativo (PEP) indicam que o ecossistema empresarial brasileiro está propício à oferta de iniciativas e serviços voltados ao desenvolvimento de liderança e cultura intraempreendedora. 75% dos respondentes acreditam que suas organizações irão trabalhar o tema Intraempreendedorismo nos próximos três anos.

Esses dados mostram o quão importante é as empresas investirem no desenvolvimento de novos projetos liderados por seus colaboradores. Na maioria das vezes, os funcionários demonstram sua capacidade de agir com autonomia, criatividade e iniciativa dentro da estrutura de uma empresa estabelecida, mas nem sempre suas ações são valorizadas. É para mudar essa percepção que o intraempreendedorismo tem crescido muito dentro das organizações e mudado a cabeça de muitos gestores.

Em vez de simplesmente seguir ordens ou cumprir tarefas, os intraempreendedores identificam oportunidades, propõem soluções inovadoras e assumem a responsabilidade pelo seu desenvolvimento. Eles atuam como agentes de mudança, e impulsionam a empresa para frente, adaptando-a às demandas do mercado.

Em um cenário altamente competitivo e mutável, as companhias buscam por agilidade e flexibilidade. Não depender apenas da visão e liderança de poucos executivos é uma forma de pensar “fora da caixa”. Além disso, é uma possibilidade que permite que as organizações aproveitem o conhecimento e a criatividade de todos os seus colaboradores, transformando desafios em oportunidades e mantendo-se à frente da concorrência.

Outro ponto interessante é que o incentivo ao intraempreendedorismo é uma estratégia poderosa para atrair e reter talentos. Os profissionais de hoje valorizam a possibilidade de fazer a diferença e contribuir ativamente para o sucesso da companhia em que trabalham. Quando têm a liberdade e o apoio para agir como intraempreendedores, sentem-se mais engajados, motivados e satisfeitos com seus empregos.

No entanto, para que esta forma inovadora de empreendimento funcione, as empresas precisam criar um ambiente propício. Isso inclui fornecer recursos e suporte necessários, encorajar a experimentação e aceitar o risco de fracasso como parte do processo de inovação. Também é essencial reconhecer e recompensar as contribuições dos colaboradores, seja por meio de incentivos financeiros, oportunidades de crescimento ou simplesmente reconhecimento público.

Portanto, para destacar a sua empresa e promover um ambiente próspero e acolhedor, busque o cultivo por uma cultura de intraempreendedorismo. Transforme seus funcionários em empreendedores internos e prepare-se para colher os frutos de uma abordagem mais inovadora, ágil e orientada para o futuro. Esse é o melhor legado que seu negócio pode deixar para a sociedade!

André Rubens é CEO e fundador da in8 Holding

 

Rudy Xavier Fernandes é presidente da Adconce - Associação das Administradoras e Condomínios do Ceará
Rudy Xavier Fernandes
30 de Maio de 2024
Thiago Cyndier Pereira do Nascimento é advogado criminalista associado ao escritório Gonçalves Santos Advogados
Thiago Cyndier Pereira do Nascimento
29 de Maio de 2024
Marcelo Aith é advogado criminalista
Marcelo Aith
28 de Maio de 2024
Consultor pedagógico
Davi Marreiro
28 de Maio de 2024
Professor aposentado da UFC
Gonzaga Mota
24 de Maio de 2024
Jornalista e senador constituinte
Mauro Benevides
23 de Maio de 2024
Jornalista
Gilson Barbosa
23 de Maio de 2024