Esperança, otimismo e transformações

Na abertura, o empresário e escritor Eduardo Moreira, fundador do Instituto Conhecimento Liberta (ICL) fará uma “Análise da atual conjuntura política, econômica e socioambiental

Escrito por
Nilson Fernandes producaodiario@svm.com.br
Fazendário, diretor de Comunicação do Sintaf (Sindicato dos Fazendários do Ceará)
Legenda: Fazendário, diretor de Comunicação do Sintaf (Sindicato dos Fazendários do Ceará)

A filosofia oriental ensina que em momentos difíceis é preciso manter vivaz a chama da esperança. Esperança no sentido de esperançar, movimento que impulsiona o despertar para uma vida nova, e “levar adiante... juntar-se com outros para fazer de outro modo...”, conforme Paulo Freire. Qual ocorre à magia do universo, em contínuo processo renovador, as transformações, em humanidade, devem vir acompanhadas de foco mental naquilo que se quer alterar. 
Isso é otimismo, determinante na mudança desejada.


Em meio ao presente “caos” no orbe terrestre, por força de guerras e desigualdades si-sociais, está a tecnologia que, se avança por um lado, distancia o homem de sua essência, por outro, impactando vidas. E Fortaleza terá a oportunidade de debater essas transformações, de 8 a 10 de novembro, no IX Congresso Estadual dos Fazendários do Ceará, promovido pelo Sintaf-CE. O tema é “O Fisco Estadual e o Brasil do Futuro – Os impactos das transformações políticas, socioambientais e tecnológicas”.


Promoveremos ampla discussão em busca de alternativas que viabilizem, com otimismo, um futuro melhor para o estado, para as pessoas. Inteligência artificial, novas tecnologias incorporadas ao trabalho e o mundo do trabalho do porvir, as conjunturas nacional e internacional no cotidiano da Secretaria da Fazenda e dos seus servidores. Momento de analisar a reforma tributária, rodeada de expectativas, e de colocar em relevo o protagonismo da mulher.


Na abertura, o empresário e escritor Eduardo Moreira, fundador do Instituto Conhecimento Liberta (ICL) fará uma “Análise da atual conjuntura política, econômica e socioambiental: Desafios para um novo Brasil”. Nos dias seguintes, o Profo. Dr. Dado Schneider, especialista em mudança e colaboração intergeracional, traz o painel “A revolução digital chegou: e eu com isso?” Márcio Porchmann (IBGE), “O sindicalismo tem futuro?” Mailson Furtado, escritor e dramaturgo, aborda “A literatura como instrumento de transformação social”. O monge budista Gustavo Pinto brinda-nos com “O sentido humano das transformações”.
Políticos e outros ilustres somarão com lições igualmente imperdíveis, a provar que esperança e otimismo são potências para um mundo mais solidário.

Fernanda Cavalieri
Fernanda Cavalieri
22 de Junho de 2025
Presidente da Adconce
Rudy Fernandes
21 de Junho de 2025
Jornalista. Analista Judiciário. Mestre em Direito Privado
Valdélio Muniz.
20 de Junho de 2025
Professor aposentado da UFC
Gonzaga Mota
20 de Junho de 2025
Luana Régia é deputada estadual do Ceará
Luana Régia
18 de Junho de 2025
Alexandre Rolim é advogado
Alexandre Rolim
18 de Junho de 2025
Lívia Mathiazi é advogada
Lívia Mathiazi
17 de Junho de 2025
Flávio Ibiapina é diretor administrativo-financeiro
Flávio Ibiapina
15 de Junho de 2025