Emprego, emprego e emprego

Escrito por Gonzaga Mota , luizgmota@yahoo.com.br

Legenda: Gonzaga Mota é escritor
Foto: Arquivo Pessoal

Eis o início histórico de um plano. Há quase 43 anos, em outubro de 1978, fui convidado pelo então senador Virgilio Távora para coordenar a elaboração do II Plano de Metas Governamentais (II Plameg), uma vez que ele iria assumir, pela segunda vez, o Governo do Estado do Ceará, em 15 de março de 1979.

Minha indicação ao senador foi feita pelo professor Mário Henrique Simonsen e a apresentação ocorreu no gabinete do então presidente Nilson Holanda, do Banco do Nordeste do Brasil, onde eu chefiava a Coordenadoria de Planejamento Integrado daquela Instituição de desenvolvimento. A apresentação foi formal e rápida.

O convite foi feito e aceito. Passaram-se alguns segundos de silêncio. Em seguida, querendo demonstrar conhecimento, esperando que ocorresse um debate sobre as condições socioeconômicas do Estado do Ceará, perguntei ao experiente e competente político quais os principais objetivos e prioridades do seu futuro governo.

Olhou para mim de forma séria, sem esboçar qualquer sorriso, e disse, com sua voz característica e em mensagem telegráfica: “São três: emprego, emprego e emprego”. Continuou: “Alguma dúvida, procure-me nos telefones cujos números estão neste papel. Obrigado. Boa sorte.”

Nosso primeiro encontro não durou cinco minutos. Fiquei preocupado. No entanto, disse comigo mesmo: Vou mostrar que farei um bom trabalho. Convidei técnicos, professores e especialistas do próprio Estado, da UFC e do BNB. Começamos o trabalho e, em nenhum momento, o futuro governador VT (como era chamado) deixou de participar das fases decisivas da elaboração do II Plameg.

Era, além de excelente político e técnico, um homem de boa formação intelectual. Realmente, o “emprego” foi objetivo básico de seu governo.

As ações de interiorização do desenvolvimento bem como a consolidação do polo industrial de Fortaleza, permitiram, em termos relativos, o maior índice emprego/população economicamente ativa alcançado até hoje no Ceará. Estas palavras mostram a larga visão de VT, pois conseguir postos de trabalho tem sido um desafio crescente não só para o Estado do Ceará, mas principalmente para o Brasil.

Gonzaga Mota
Professor aposentado da UFC

Assuntos Relacionados