Aceitar, serenar, adaptar

Escrito por Juliane Matos de Moraes Nogueira - Mestre em Psicologia ,

Em tempo de novo coronavírus, muitos se perguntam como evitar que a ansiedade tome proporções adoecedoras. Quero compartilhar três propósitos, a começar por aceitar a condição.

Aceitar é receber a realidade tal qual ela se apresenta. Quem tem dificuldade em compreender, reage negando o problema ou, de outra forma, apegando-se à tentativa desesperada de sustentar uma condição que já não é mais possível. Quanto mais se luta contra a dor, seja física ou emocional, mais dói. Todos vamos sofrer alguma consequência. A atitude sábia é receber a realidade e fazer o que importa, nutrindo em nós a convicção quanto à nossa capacidade de superar.

O segundo propósito é o de serenar. Das coisas que podemos fazer, ruminar preocupações e cenários catastróficos é a que menos vai ajudar. O excesso de pensamentos nos coloca em estado de alerta permanente, podendo gerar esgotamento mental e insônia. Outro grave prejuízo de entrar nesta espiral negativa é não conseguir ter foco no que realmente precisa ser feito. "O que está sob seu controle fazer?", pergunte a si mesmo e responda transformando em ação. Se perceber que está se perdendo em pensamentos, pare, respire e ajuste o foco, optando pela meditação, oração ou música.

Adaptação é uma capacidade natural que nem sempre gostamos de usar, mas é o terceiro propósito que devemos seguir. A situação impõe que usemos nossa força criativa e cada um de nós vai encontrar alternativas de se manter ativo. Se isso ainda não aconteceu com você - e é normal, pois estamos no começo - lembre-se de refletir sobre esses pontos mais tarde, possivelmente daqui a algumas semanas. Crie uma rotina saudável em casa, definindo horários para dormir e acordar, trabalhar, exercitar o corpo e ter lazer. Invista esse tempo em algo que faça sentido: escolha algo para aprender ou elabore um novo projeto. Aproveite para notar que você é forte e capaz de se adaptar às novas situações. Assim, sairemos dessa mais fortes.

Assuntos Relacionados
Médico especialista em reprodução humana
Marcelo Cavalcante
05 de Maio de 2024
Jornalista. Analista Judiciário (TRT7) e Mestrando em Direito (Uni7)
Valdélio Muniz
05 de Maio de 2024
Professor aposentado da UFC
Gonzaga Mota
03 de Maio de 2024
Jornalista e senador constituinte
Mauro Benevides
02 de Maio de 2024