Trump vai suspender vistos de trabalho para expulsar estrangeiros

Presidente americano vai assinar uma ordem temporária para restringir permissões de trabalho a estrangeiros

Escrito por Redação ,
Legenda: Em busca da reeleição em novembro, Donald Trump toma medida contra imigrantes

O presidente dos EUA, Donald Trump, vai assinar uma ordem temporária suspendendo vistos de trabalho, uma medida que vai prejudicar cerca de 525 mil imigrantes, até o fim deste ano. 

As restrições vão bloquear a entrada nos EUA de estrangeiros do programa de vistos H-1B, que engloba trabalhadores altamente qualificados. Outras categorias de visto (L-1 e H-2B) devem ser afetadas.

A justificativa da decisão é a forte redução das vagas de emprego com a pandemia do novo coronavírus. As taxas de desemprego aumentaram nos EUA, em ano eleitoral, em que Trump busca proteger o mercado de trabalho impondo dificuldades aos estrangeiros.

A ordem vai começar a vigorar em algumas semanas, informa o jornal americano "The New York Times". Grandes companhias do Vale do Silício, na costa oeste, são contra a medida, já que possuem em seus quadros muitos profissionais qualificados de outros países.

A desaceleração da economia provocada pelo confinamento aumentou a taxa de desemprego de 3,5% em fevereiro a 13,3% em maio.

Diante desta alta do desemprego, em 22 de abril Trump assinou um decreto para limitar por 60 dias a entrega de permissões de residência permanente.

O anúncio desta segunda estenderá essa limitação até 31 de dezembro e afetará, ainda, várias permissões temporárias, inclusive o visto H-1B para pessoas com talentos especiais, muito usado pela indústria tecnológica.

Os Estados Unidos são o país mais afetado no mundo pela pandemia, com cerca de 120.000 mortos e mais de 2,2 milhões de casos.