Ministro da Nova Zelândia pede demissão após 'furar' confinamento

Manutenção do cargo de David Clark já era questionado em abril, quando confessou ter infringido as leis de confinamento para ir à praia com sua família; desde então, o ministro estava longe dos holofotes

Escrito por AFP ,
Fotografia do ex-ministro de Saúde da Nova Zelândia
Legenda: David Clark, ex-ministro de Saúde da Nova Zelândia
Foto: AFP

O ministro da Saúde da Nova Zelândia, David Clark, que saiu do confinamento para ir à praia com a família e criticou uma autoridade conceituada do país, entregou o cargo nesta quinta-feira (2). 

O futuro de Clark no governo do arquipélago já foi questionado em abril, quando ele admitiu ter violado as regras do confinamento para ir à praia com sua família, um passeio "idiota", da qual se arrependia. 

Na época a primeira-ministra Jacinda Ardern decidiu mantê-lo no cargo, alegando que não era hora de desestabilizar o setor de saúde. 

Mas com a eleição legislativa daqui a dois meses, a líder trabalhista agora parece convencida de que a presença de Clark no governo não é mais adequada. 

"É essencial que as autoridades de saúde tenham a confiança dos neozelandeses", disse Ardern. 

Desde que foi divulgada sua ida à praia, Clark ficou longe dos holofotes. 

A imagem do ministro piorou perante a opinião pública quando ele criticou diante das câmeras a diretora geral de saúde, Ashley Bloomfield, que o acompanhava em todas as entrevistas coletivas diárias sobre o novo coronavírus.

A atuação de Bloomfield no combate à Covid-19 tinha a aprovação dos neozelandeses.

A intervenção do ministro criticando sua subordinada viralizou na internet e desgastou ainda mais a imagem do ministro.

Ardern disse que o ministro da Educação, Chris Hipkins, ficará encarregado da pasta da saúde até as eleições de 19 de setembro.

Assuntos Relacionados