PSG se sagra campeão da Liga Francesa neste sábado (15)

Time parisiense garante o título com 6rodadas de antecedência

Escrito por
Diário do Nordeste / Estadão Conteúdo jogada@svm.com.br
(Atualizado às 16:06)
Legenda: Time parisiense se isola como maior campeão da Liga Francesa
Foto: JULIEN DE ROSA / AFP

O Paris Saint-Germain venceu o Angers por 1 a 0, neste sábado (5), e conquistou pela 13ª vez o título do Campeonato Francês, ainda invicto no torneio na atual temporada e com seis jogos restantes para o encerramento da competição. A taça ampliou a distância em relação ao Saint-Étienne, o segundo maior vencedor, com 10 títulos, mas que amarga um jejum desde 1981.

Esta foi a 11ª taça nacional do PSG desde 2011, quando o Catar Sports Investments (QSI), do empresário Nasser Al-Khelaifi, assumiu o controle do clube e passou a realizar seus investimentos. No período, apenas Montpellier em 2012, Mônaco em 2017 e Lille em 2021 ameaçaram a hegemonia da equipe de Paris, que também havia sido campeão somente em 1986 e 1994, antes do dinheiro catare.

Sendo necessário somente um empate para o PSG confirmar a conquista, o atacante Désiré Doué aproveitou o cruzamento de Kvaratskhelia, aos 10 minutos do segundo tempo, marcou o único gol do jogo e garantiu a festa dos torcedores no estádio Parc des Princes, na capital francesa.

Foto de Marquinhos, capitão do Brasil e do PSG, comemorando o título de campeão francês.
Legenda: Marquinhos, capitão do Brasil e do PSG, conquistou o seu décimo título de campeão francês
Foto: FRANCK FIFE / POOL / AFP

Com o resultado, o time comandado por Luis Enrique, que teve o zagueiro brasileiro Marquinhos como titular e capitão do time e Lucas Beraldo no banco, chegou aos 74 pontos e não pode mais ser alcançado pelo Mônaco, o vice-líder. Dominante no país, a equipe soma 23 vitórias e cinco empates na competição, tendo anotado 80 gols e sofrido apenas 26 tentos.

Foto de comemoração com os jogadores do PSG levantando o treinador da equipe Luis Enrique
Legenda: O espanhol Luis Enrique, ex-técnico da Seleção Espanhola e do Barcelona, se sagrou bicampeão francês.
Foto: FRANCK FIFE / AFP

Mesmo sem contar com estrelas como Mbappé, Messi e Neymar, que estavam no elenco nas temporadas anteriores, o Paris Saint-Germain chega forte em busca da sonhada e inédita "tríplice coroa". A equipe enfrenta o Reims na final da Copa da França, em 24 de maio, e, nesta quarta-feira (9), inicia a disputa com o Aston Villa por uma vaga às semifinais, em duelo válido pelas quartas de finais da Liga dos Campeões.