Caso Nacional e Trinidense tivessem empatado seu confronto, o Leão já estaria matematicamente classificado aos playoffs da competição
O Nacional Potosí-BOL venceu o Sportivo Trinidense-PAR de virada, por 2 a 1, nesta terça-feira (14), em partida válida pela 5ª rodada do Grupo D da Copa Sul-Americana. O gol da vitória, marcado por William Álvarez aos 47 minutos da etapa final, fez com que o time boliviano continue com o objetivo de se classificar para a próxima fase da competição.
Apesar de permanecer na 3ª posição do Grupo D, o Nacional-BOL conquistou seu sétimo ponto na competição, igualando também a pontuação conquistada pelo Boca Juniors-ARG e embolou todo a chave.
Acontece que, caso o clube argentino perca por 3 gols de diferença para o Fortaleza — líder do grupo D com 9 pontos — o Nacional-BOL pode assumir a 2ª colocação do Grupo D. Com isso, a equipe boliviana chegaria na última rodada precisando apenas de um empate para se classificar, tendo em vista que os dois clubes se enfrentam na partida final da fase de grupos.
Entretanto, a vitória do Nacional impacta, diretamente, o clube cearense. Caso Nacional-BOL e Trinidense-PAR tivessem empatado o confronto, o Fortaleza já estaria matematicamente classificado aos playoffs da competição - antes mesmo do confronto em La Bombonera.
Apesar disso, para se garantir nos playoffs da Sula, o Leão precisará apenas empatar com o Boca em território argentino e, caso vença, o tricolor cearense garantirá, matematicamente, a 1ª colocação do grupo, avançando assim direto para as oitavas de final.