Arqueiro alvinegro concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira (03)
A vitória diante do Fluminense, no último domingo (31), foi construída através de entrega coletiva do elenco do Ceará. Em entrevista nesta quarta-feira (3), o goleiro João Ricardo analisou o sistema defensivo, destacando a postura firme e constante do grupo.
"Fico feliz pelo momento. Acho que o goleiro se credencia muito quando não toma gol, o sistema defensivo, a equipe como um todo. Contra o Fluminense foi um jogo difícil, tivemos a perda de um atleta, e querendo ou não as situações ofensivas da equipe acabam sendo prejudicadas. Começa a prevalecer mais a parte defensiva. Conversamos muito, nós, jogadores e comissão técnica, para que organizássemos bem o nosso sistema defensivo. Conseguimos ser firmes, constantes e manter uma boa postura. Foi muito importante."
Em 29 partidas na Série A, o Ceará não sofreu gols em 12, um retrospecto positivo para a equipe. Para o arqueiro alvinegro, isso é resultado do esforço de todos, que em alguns momentos se esforçam para ajudar o sistema defensivo.
"Isso tudo é fruto do trabalho. Lógico que é bom para o sistema defensivo como um todo, mas isso engradece o elenco. Acho que vale desde o Jael, do Vina, dos pontas que se abdicam ao máximo para ajudar o sistema defensivo na marcação, para que a bola chegue um pouco "mastigada" para os zagueiros, laterais e volantes."
Desempenho em casa
Com 27 dos 36 pontos conquistados dentro da Arena Castelão e dono da 5ª melhor campanha como mandante da Série A, o Ceará terá mais um importante desafio neste domingo (07) diante do Cuiabá. E o objetivo do Alvinegro de Porangabuçu é seguir fazendo o dever de casa diante dos adversários.
"Nós batalhamos muito. Acho que uma equipe muito forte no Brasileiro tão disputado como é, se passa por muito jogos que fazem dentro de casa. Todas as equipes que vem jogar aqui, sabe que enfrentar o Ceará não é fácil, por todas as condições de clima, de tudo que envolve. E nós focamos muito nisso. Um dos pontos principais dessa campanha, são as vitórias dentro de casa. É continuar, manter os pés no chão, mas seguir sendo forte dentro de casa, mostrando garra e determinação. Equipes que pensam em algo mais na competição, precisam fazer o dever de casa e esse é objetivo."