Fortaleza e Ceará empatam e Vovô se classifica para a final do Brasileiro de Aspirantes

Partida realizada no CT Ribamar Bezerra começou bem movimentada na primeira etapa, mas seguiu sem gols até o final

Legenda: Com o empate deste domingo, o Ceará garantiu a vaga para final do Brasileiro de Aspirantes
Foto: Stephan Eilert/Ceará SC

Ceará e Fortaleza não conseguiram marcar e empataram por 0 a 0 no jogo da volta da semifinal do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Por vencer a primeira partida por 1 a 0, o Ceará acabou se classificando para a final e irá enfrentar o Grêmio (RS), que superou o Avaí. 

O jogo foi realizado no CT Ribamar Bezerra na tarde deste domingo (10). 

Veja também

Início movimentado

O primeiro tempo do jogo foi muito movimentado, com as duas equipes conseguindo boas oportunidades de abrir o placar.  Buscando um gol para empatar a disputa, já que o Ceará havia ganhado o jogo de ida por 1 a 0, o Fortaleza mantinha mais a posse de bola e usava bastante a visão de jogo de Tiaguinho para criar jogadas de ataque. 

O Leão do Pici também utilizava muito as inversões de lado e os cruzamentos na área para criar oportunidades de ataque. O atacante Igor Torres ainda conseguiu uma cabeçada ao gol, mas parou na defesa do goleiro do Vovô. O camisa 9 do Tricolor ainda teve um gol de bicicleta de fora da área anulado por estar em posição de impedimento. 

O Ceará, por outro lado, explorava os contra-ataques rápidos e força do centroavante Cristiano para tentar abrir o placar. Na melhor chance do Alvinegro no primeiro tempo, o camisa 9 alvinegro entrou na área em velocidade, recebeu um bom passe, e chutou de esquerda. No entanto, o goleiro do Fortaleza conseguiu fazer a defesa e afastar a bola. 

Legenda: O atacante Igor Torres ainda marcou um belo gol de bicicleta, de fora da área, mas teve a jogada anulada por impedimento
Foto: Karim Georges / Fortaleza EC

Jogo estabilizado

A primeira grande oportunidade do segundo tempo veio logo nos primeiros 16 minutos, quando Igor Torres recebeu no meio do campo e chutou contra a meta do Ceará. A bola, no entanto, foi para fora, apenas assustando o goleiro André Luiz.

Com o passar do tempo, o elenco do Fortaleza pareceu demonstrar um de nervosismo e começou a ter mais dificuldades na criação de jogadas, quando não era parado pela forte marcação do Ceará.  O volante Hércules ainda chegou a participar muito das ações ofensivas, com muitos passes e toques na bola, mas as dificuldades acabavam surgindo no último terço do gramado.

O Ceará seguiu buscando os contra-ataques e explorando os chutes de fora da área. Léo Rafael conseguiu a melhor oportunidade do Vovô já aos 36 minutos da segunda etapa, mas a bola foi para fora. Aos 41, Victor ainda teve uma boa oportunidade quando a bola sobrou na área do Fortaleza, mas o chute foi travado pela zaga, que cedeu apenas o escanteio. 

O zagueiro Alessandro, do Ceará, ainda tirou uma bola em cima da linha do gol em um lance de escanteio do Fortaleza, salvando o que seria o primeiro gol do jogo já aos 51 minutos. 

Mas não teve jeito, e as equipes terminaram o jogo em um empate sem gols. 

Legenda: Fortaleza e Ceará empataram sem gols neste domingo
Foto: Karim Georges / Fortaleza EC

Cenas lamentáveis

Após o fim da partida, os dois times se envolveram em uma confusão generalizada, com alguns jogadores e membros das duas comissões técnicas partindo para a agressão. 

O jogo ainda contou com a expulsão do meia Tiaguinho após uma falta dura sobre um dos zagueiros do Ceará. 

Ficha técnica

Fortaleza x Ceará - semifinal do Campeonato Brasileiro de Aspirantes

  • Local: CT Ribamar Bezerra, em Maracanaú (CE)
  • Data: 10/10/2021 (domingo)
  • Horário: 15h (de Brasília)
  • Árbitro: Adriano Barros Carneiro (CE)
  • Assistentes: Renan Aguiar da Costa (CE) e Jorge Fernando Teixeira Bandeira Filho (CE)
  • Transmissão: elevensports.com