Fortaleza confirma que Antônio Carlos Zago não renovará contrato

Treinador também escreveu uma mensagem de agradecimento em sua rede social

Após intensas negociações, o Fortaleza confirmou, através de mensagem de agradecimento, que o treinador Antônio Carlos Zago não renovará com a equipe tricolor. O destino do profissional deverá ser o Juventude, mas nem o clube, nem o treinador confirmaram o acerto oficialmente.
 
Zago também escreveu uma mensagem de agradecimento em sua rede social, em que afirma estar emocionado. "Foram momentos inesquecíveis frente a um time gigante e que merecia estar na elite do futebol brasileiro há muito tempo. Jamais sairá da minha memória o apoio incondicional do torcedor tricolor a cada jogo, a cada encontro nas ruas de Fortaleza, antes e depois dos jogos e, principalmente, na festa logo após o acesso, que simplesmente parou a cidade", conta.
 
Antônio Carlos Zago, de 48 anos, chegou ao Fortaleza no fim da fase classificatória para a Série C, pegando a equipe em situação de declínio, com risco de ser eliminada do campeonato ainda na fase de grupos. Após uma vitória marcante contra o Moto Club, na última rodada, se classificou para o mata-mata em alta, contra o Tupi/MG. Contra os mineiros, conseguiu que o time saísse na frente em um mata-mata pela primeira vez na história e, por consequência disso, também conquistasse a primeira vitória. Na partida de volta, administrou o resultado e saiu com o inédito acesso à Série B. Na sequência da competição, eliminou o Sampaio Corrêa nas quartas de final e perdeu a final do campeonato para o CSA.
 
Curiosamente, o aproveitamento de Zago à frente do Fortaleza não é tão positivo, mas o acesso ficou acima de tudo. Foram 3 Vitórias, 3 Empates e 3 Derrotas em 9 partidas. Um aproveitamento de apenas 44,4%, mas que foi essencial para a conquista do objetivo tricolor e o suficiente para entrar na história do clube.
 
Veja depoimento de Zago de despedida
 
 

Chorando e com o coração partido que escrevo essas poucas linhas em agradecimento a tudo que vocês me proporcionaram nos últimos dois meses. Quando cheguei ao Fortaleza, em agosto, sabia do compromisso que tinha em ajudar a levar o clube de volta à Série B e graças ao trabalho de todos e o incentivo da enorme e apaixonada torcida, conseguimos. Foram momentos inesquecíveis frente a um time gigante e que merecia estar na elite do futebol brasileiro há muito tempo. Jamais sairá da minha memória o apoio incondicional do torcedor tricolor a cada jogo, a cada encontro nas ruas de Fortaleza, antes e depois dos jogos e, principalmente, na festa logo após o acesso, que simplesmente parou a cidade. Só tenho a agradecer imensamente a você torcedor, que fez parte desta caminhada, e dizer que todos que estiveram envolvidos nesta conquista trabalharam por cada um de vocês. Agradeço também à diretoria do Leão pela confiança, pelo profissionalismo e pelas condições que proporcionaram ao nosso grupo. Agradeço aos atletas, que entraram para história do clube, e também aos funcionários, verdadeiros guerreiros que mantém o clube com toda a paixão possível. Agora, eu parto em busca de um novo desafio, afinal, são os desafios que me movem e sempre me moveram ao longo da carreira. Aqui, deixo a certeza de que o clima vitorioso que se criou dentro do Fortaleza renderá, em breve, muitas outras felicidades para o torcedor. Deixo o meu abraço e, mais uma vez, reitero meu orgulho por ter feito parte desta linda história de quase 100 anos. Obrigado a todos e até breve! Bora Leão. Até logo fortaleza.

Uma publicação compartilhada por Antonio Carlos Zago (@antoniocarloszago) em