Daniel Alves pede liberdade provisória em nova audiência: 'Confio na justiça'

Ex-jogador está preso desde janeiro de 2023

Legenda: Defesa de Daniel Alves pede liberdade provisória.
Foto: ALBERTO ESTÉVEZ / POOL / AFP

Ex-jogador de futebol, Daniel Alves voltou a pedir liberdade provisória após ser condenado a quatro anos e meio de prisão por estupro numa boate em Barcelona. Em audiência realizada por videoconferência, nesta terça-feira (19), o brasileiro disse ao juiz do Tribunal de Justiça da Espanha que não vai fugir se o pedido for aceito. 

"Não vou fugir. Confio na Justiça e estarei sempre à sua disposição", declarou o jogador, de acordo com a imprensa da Espanha. 

As informações são dos jornais espanhois La Vanguardia, El Periodico e Sport, o ex-jogador afirmou que vai permanecer na Espanha até que o processo seja finalizado. Além disso, ressaltou que Barcelona é o local de residência dele. A advogada do atleta também sugeriu a retirada do passaporte dele.

Preso desde janeiro de 2023, a defesa do brasileiro acredita que ele possa esperar a decisão dos recursos em liberdade provisória, pois já cumpriu um quarto da pena. A Justiça já negou pedidos semelhantes cinco vezes. Entre os motivos, estão: risco de fuga, destruição de provas ou reincidência no crime.

RELEMBRE O CASO

No dia 31 de dezembro de 2022, o diário ABC revelou que Daniel Alves teria violentado sexualmente uma jovem na casa noturna Sutton no dia anterior. A mulher esteve acompanhada por amigas a todo o instante, e a equipe de segurança da casa noturna acionou a polícia, que colheu o depoimento da vítima.

No dia 10 de janeiro de 2023, a Justiça espanhola aceitou a denúncia e passou a investigar o jogador brasileiro, que, por muitos anos, defendeu a camisa do Barcelona. Inconsistências nas versões dadas pelo atleta à Justiça, além da possibilidade de fuga do país europeu, fizeram com que a juíza Maria Concepción Canton Martín decretasse a prisão no dia 20 de janeiro de 2023.

Durante o período em que está recluso, o brasileiro mudou o depoimento por mais de uma vez. Nas contradições, Daniel Alves chegou a dizer que não conhecia a mulher que o acusava. Depois, argumentou que houve relação sexual com ela, mas de forma consensual.

No meio do processo, ele trocou de advogado de defesa e teve negado outros recursos para responder à acusação em liberdade. Daniel também deu entrada em um processo de divórcio com a modelo e empresária espanhola Joana Sanz, que acabou não indo adiante.

Veja também


Assuntos Relacionados