Com ascensão de Hugo Calderano, Rio de Janeiro recebe Mundial de tênis de mesa em 2029
Anúncio foi feito pela Federação Internacional
O Rio de Janeiro vai sediar o Mundial de tênis de mesa de 2029. O anúncio foi feito nesta terça-feira (27). A confirmação veio em um Congresso da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF, na sigla em inglês) que aconteceu em Doha, no Catar. O Brasil tem Hugo Calderano como grande nome.
Esta vai ser a primeira vez que um evento deste porte vai ser realizado na América do Sul. A competição contará com eventos de simples e duplas em seu formato de disputa.
A candidatura brasileira para a edição do Mundial de 2029 tinha como concorrentes cidades de países como a Austrália, China, Alemanha, Iraque e ainda Estados Unidos. O projeto do Brasil liderou todas as etapas do processo de escolha em um total de 200 votos válidos. O Mundial de Tênis de Mesa é realizado a cada dois anos a próxima edição (2027) vai acontecer em Astana, no Casaquistão.
Em grande fase, Calderano vem escrevendo o seu nome na história da modalidade. Neste fim de semana, ele se tornou o primeiro atleta de fora da Ásia e da Europa a fazer uma final da competição. Mesmo superado da decisão por Wang Chuqin, ele conquistou uma histórica medalha de prata para o esporte nacional.
Antes, em abril, ele já tinha dado sinais de seu raro talento. Com uma atuação brilhante, o carioca faturou o título da Copa do Mundo com um triunfo sobre o chinês Lin Shidong.