Ceará vence Corinthians fora de casa pela primeira vez na Série A e encaminha permanência

Galeano marcou o único gol da partida

Escrito por
Crisneive Silveira crisneive.silveira@svm.com.br
(Atualizado às 20:17)
Legenda: Galeano, atacante do Ceará.
Foto: Gabriel Silva/Ceará SC

O Ceará venceu o Corinthians pela primeira vez na casa adversária pela Série A do Brasileiro. As equipes se enfrentaram neste domingo (9), em jogo da 32ª rodada do Brasileirão, na Neo Química Arena. Com gol de Galeano, a equipe comandada por Léo Condé encerrou um tabu de nove jogos sem superar o adversário na capital paulista. Além disso, encaminhou a permanência na elite do futebol brasileiro.

Foram cinco vitórias e quatro empates entre as equipes tendo o Corinthians como mandante. Na Série A de 2025, esta foi a quarta vitória do Vovô como visitante.

Como fica na tabela?

Com o resultado, o Ceará sobe para a 12ª posição na tabela, com 42 pontos. Este é o número "mágico" que praticamente sela a permanência do Alvinegro na Série A de 2026. Já o Corinthians segue com a mesma pontuação, mas em 13º na tabela, pelo saldo de gols.

Próximos desafios

O Vovô recebe o Internacional somente no dia 20 de novembro, uma quinta-feira, em duelo da 34ª rodada do Brasileiro. A partida terá início às 21h30 (de Brasília), na Arena Castelão. No mesmo dia, mas às 19h30, o Corinthians recebe o São Paulo na Neo Química Arena.

Como foi o jogo?

Em casa, o Corinthians segurou a posse de bola nos primeiros minutos. Yuri Alberto apareceu em contra-ataque rápido, mas escorregou no gramado durante o chute e mandou para fora. O Ceará respondeu em jogada com Mugni, que tentou passe para Galeano mas mandou forte demais. 

Em novo lance, Memphis tocou para Dieguinho no lado direito. Ele driblou a marcação e caiu na grande área, mas a falta ocorreu fora. Os donos da casa mantiveram a pressão ofensiva, enquanto o Vovô buscou espaços para trocar passes. 

Pelo Timão, Gustavo Henrique teve ótima chance em cabeceio, mas Bruno Ferreira saiu bem para a defesa. Em seguida, novamente em jogada aérea, André Ramalho tentou o mergulho para cabecear e viu o goleiro do Vovô fechar a trave.

O Vovô buscou escapar da marcação adversária, mas teve dificuldade em manter a posse de bola. Aos 20 minutos, o Corinthians abriu o placar com Gustavo Henrique, mas arbitragem anulou o gol por impedimento de Matheus Bidu.

Galeano disparou em velocidade pela esquerda e foi derrubado por Matheuzinho. O árbitro marcou a falta, mas não deu cartão. Em seguida, aos 29 minutos, Dieguinho aproveitou falha da defesa corintiana e finalizou forte de fora da área. Felipe Longo se esticou todo para a defesa.

Mugni recuperou a bola após erro da defesa, no meio, e avançou em velocidade. Ele tocou para Pedro Henrique na direita. O camisa 7 cruzou para Galeano chutar de primeira e abrir o placar na Neo Química Arena. O Corinthians persistiu no ataque com Yuri Alberto e Gustavo Henrique, mas o Vovô foi até o intervalo com vantagem no placar.

jogador
Legenda: Galeano, atacante do Ceará.
Foto: Gabriel Silva/Ceará SC

O segundo tempo seguiu movimentado. O Ceará teve boa chance com Pedro Henrique, que desperdiçou ao mandar para longe. O Corinthians respondeu com chute de Matheus Bidu, bloqueado pela defesa do Vovô. Os anfitriões chegaram novamente com Yuri Alberto, Dieguinho e Memphis Depay.

Atrás no placar, a equipe de Dorival Júnior não poupou na criação de jogadas ofensivas. Dieguinho teve nova oportunidade, assim como André Ramalho. Quando a bola não fica na zaga, é Bruno Ferreira quem aparece para garantir a defesa da meta do Vovô.

O Alvinegro de Porangabuçu se fechou na defesa. Pedro Henrique foi substituído por Fernandinho, que teve boa trama pela esquerda. O atacante disparou, escapou da marcação e chutou colocado. No entanto, viu o goleiro adversário fazer a defesa.

As duas equipes fizeram mudanças. Paulo Baya apareceu bem em contra-ataque veloz, sem marcação. Na hora de finalizar, foi interrompido por Matheuzinho. Em outro lance, Garro cobrou falta na direção do gol e mandou por cima da trave.

Paulo Baya mandou cruzamento na área, e a defesa do time paulista afastou o perigo. Em novo lance, o camisa 17 avançou em velocidade pela direita e chutou. O goleiro Felipe Longo saiu para fazer a defesa com a perna direita. O Timão respondeu em cabeceio de Gui Negão, mas Bruno Ferreira ficou com a bola. Os donos da casa pressionaram em busca do empate, e o Ceará quase conseguiu ampliar, mas segurou a vitória inédita na capital paulista diante do Corinthians.

Veja como foi o tempo real:

 

Assuntos Relacionados