Uma das principais estrelas da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Isaquias Queiroz venceu a bateria de eliminatória da prova C1 1.000m da canoagem de velocidade e avançou às semifinais nesta quarta-feira (7). O brasileiro é um dos favoritos da modalidade na categoria após garantir ouro em Tóquio-2020 e prata na Rio-2016.
As decisões serão na próxima sexta (9). As semis tem início às 6h30. Em caso de classificação, vai para a final às 8h50.
No critério de classificação, apenas os dois melhores de cada bateria avançam direto às semifinais. Os demais atletas disputam uma prova, válida pelas quartas de final, na tentativa de chegar na decisão.
Outros brasileiros
No masculino, Isaquias Queiroz é o único classificado do Brasil para as finais da canoagem de velocidade nas provas individuais, com a prova C1 1.000m. Vagner Sousa e Mateus Nunes também disputaram a vaga, mas não passaram das quartas de final e estão eliminados após duas baterias..
No feminino, Ana Paula Vergutz representa o país na K1 500m e chegou às semifinais. Na 1ª bateria, terminou com a 5ª posição e precisou das quartas de final, onde teve bom rendimento e se classificou. A etapa decisiva será no sábado (10), às 5h30 para a semi e às 7h40 para a final.
Marca histórica
Isaquias Queiroz tem quatro medalhas olímpicas (um ouro, duas pratas e um bronze) e pode igualar a ginasta Rebeca Andrade como líder do ranking brasileiro de medalhistas se conseguir mais duas. Na última terça-feira (6), Isaquias e Jacky Godman se classificaram para a semifinal da categoria C2 500m, que é em duplas. Assim, em Paris-2024, o canoísta disputa dois pódios.
A semifinal da C2 500m será às 6h20. Em caso de classificação, a final será às 8h20.