Análise: Fortaleza mostra efetividade para vencer o Sport

Com gol de WP9, Tricolor vence time pernambucano por 1 a 0 e mantém bom desempenho em confrontos diretos

Legenda: Wellington Paulista fez o gol da vitória do Fortaleza sobre o Sport
Foto: Thiago Gadelha

Ao longo das 38 rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro, cada jogo vale a mesma quantidade de pontos. Mas os confrontos diretos possuem uma relevância ainda maior, por além de valer três pontos para a sua conta, impedir que o adversário pontue. E foi isso que o Fortaleza fez ao vencer o Sport por 1 a 0, na noite de ontem, na Arena Castelão.

>Veja entrevistas e análises sobre Fortaleza X Sport

A partida coroou a efetividade do Tricolor. Não foi uma partida em que a equipe teve a posse de bola improdutiva. Pelo contrário. Se em outros jogos contra times mais fechados e defensivos o Fortaleza teve dificuldades para criar chances claras, contra o Sport conseguiu converter a maior posse de bola (53%, mas que em determinados momentos do jogo chegou a ser superior a 60%) em finalizações (12), sendo sete de dentro da área, o que comprova que o time teve mais profundidade.

E mais importante: fez gol e venceu.

Legenda: Jogadores do Fortaleza comemoram gol marcado por Wellington Paulista, contra o Sport, no 1º turno
Foto: Thiago Gadelha

Ouça o FortalezaCast sobre o jogo

Ainda no primeiro tempo, a equipe comandada pelo técnico Rogério Ceni já havia mostrado superioridade. Teve o controle das ações, maior volume de jogo e até carimbou a trave de Luan Polli, em finalização de Tinga. O lateral-direito, por sinal, foi um dos melhores em campo, garantindo muita intensidade e nova dinâmica ofensiva pelo setor.

Sem sucesso nas investidas que tentou pelo lado esquerdo de ataque (Osvaldo está mal), o Fortaleza insistiu mais pelo lado direito, que além de Tinga, contava também com o atacante Romarinho, outro que fez grande partida e foi decisivo para o resultado.

Foi ele quem sofreu pênalti, aos seis minutos do segundo tempo, que foi convertido por Wellington Paulista.

Faro do artilheiro

O Camisa 9 cobrou a penalidade com categoria e chegou ao décimo gol na temporada (o terceiro cobrando pênalti), o quarto na Série A, se isolando como artilheiro do time no ano e na competição. Além disso, atingiu uma importante marca pessoal.

O WP9 chegou ao gol de número 98 no Campeonato Brasileiro de pontos corridos e ficou mais perto de ultrapassar o 5º colocado na artilharia da história do atual formato da competição, que atualmente é Borges, com 99 gols.

O resultado garante mais tranquilidade ao Fortaleza, que chegou aos 11 pontos e se consolidou na primeira metade da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro.

O próximo desafio do Tricolor será já no próximo domingo (13), às 16 horas, contra o Grêmio, em Porto Alegre.

Veja também