Análise: Fortaleza joga bem e sai com empate contra o Corinthians

Tricolor do Pici fez partida equilibrada contra o Timão e criou boas chances para sair vitorioso de campo. Resultado de igualdade deixa a equipe na 14ª colocação, com cinco pontos ganhos, após cinco rodadas disputadas

Legenda: Fortaleza pressionou o Corinthians no 2º tempo e poderia ter sido o vencedor. Empate deixa o time em 14º lugar
Foto: ANDRÉ ANSELMO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O Fortaleza cumpriu bem o que o técnico Rogério Ceni queria. Jogo de igual para igual com o Corinthians, em São Paulo, pela 5ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Com partida consciente e transição rápida da defesa para o ataque, o Leão do Pici conseguiu um empate em 1 a 1 com o Timão, mas poderia ter saído vencedor, principalmente pelas chances criadas no segundo tempo.

O resultado, por sinal, melhorou a classificação do Leão do Pici no Brasileirão. São duas posições para cima na tabela de classificação. O Tricolor começou a partida na 16ª colocação e terminou na 14ª - o que lhe proporciona um respiro no processo de distanciamento da zona do descenso.

>Confira a classificação da Série A ao término da 5ª rodada

De fato, para este jogo na Capital paulista, Rogério Ceni fez o Leão jogar como costumava antes da pandemia do novo coronavírus. Sabendo se defender bem e, ao mesmo tempo, avançando para o ataque com velocidade, muito galgado por Osvaldo e Romarinho.

Veja análise do comentarista Daniel Rocha

Eles foram responsáveis pelas principais jogadas de ataque do time em boa parte dos 90 minutos. Principalmente Romarinho, que foi o autor do gol leonino na partida.

Timão começou melhor

No primeiro tempo, o Tricolor do Pici sofreu mais. O Corinthians, tentando sair na frente logo nos 45 minutos iniciais, buscou ser mais forte no ataque e finalizou três bolas com muito perigo. Em todas, foi Felipe Alves quem salvou a meta tricolor. Bem posicionado, ele fez grandes defesas e segurou o empate.

Enquanto isso, os jogadores do Leão foram encontrando as brechas na defesa corintiana e começaram a criar também possibilidades de gol.

Ouça o FortalezaCast sobre o jogo

Na reta final do primeiro tempo, o Fortaleza já tinha equilibrado mais o confronto e tinha boa perspectiva para o segundo tempo. Bastava poucos acertos de Ceni, que à beira do gramado, não parou de orientar o time.

Legenda: Atacante Romarinho comemora gol tricolor
Foto: Foto: Bruno Oliveira /FortalezaEC

Veja mais notícias, análises e entrevistas sobre o Fortaleza

Tricolor perigoso

Na volta do intervalo, o Fortaleza já jogava mais solto em campo. Pressionava com mais propriedade e ameaçava o gol de Cássio constantemente. O Corinthians também chegava, mas não representava o perigo inicial, embora não fosse possível deixar espaços para os donos da casa jogarem.

E, de tanto pressionar, o Fortaleza chegou a 1 a 0, com Romarinho, que escorou bem o cruzamento da esquerda. Era a coroação pelo futebol apresentado até então. Com velocidade e bom toque de bola. Mas como não era possível, mesmo melhor, dar espaços ao Timão, um momento de desatenção gerou o empate, com Luan. Final: 1 a 1.

Ficha Técnica

Série A do Brasileiro - 5ª rodada
Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
26 de agosto

Corinthians 1

Cássio, Fagner, Gil, Danilo Avelar, Sidcley, Cantillo (G. Mosquito), Éderson, Ruan (Mateus Vital), Araos (Luan),
Léo Natel (Boselli) e Jô; Técnico: Tiago Nunes

Fortaleza 1

Felipe Alves, Gabriel Dias, Paulão, Jackson, Bruno Melo, Felipe, Juninho, Romarinho, David (Tiago Orobó), Wellington Paulista (Mariano Vázquez), Osvaldo (Yuri César)
Técnico: Rogério Ceni

Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR); Gols:  Romarinho (Fortaleza) e Luan (Corinthians).  Cartões amarelos:</MC> Jackson e Juninho (Fortaleza)

Veja também