Confira as principais notícias desta sexta-feira, 2 de julho de 2021

Veja abaixo a lista do editor com os acontecimentos mais importantes no Ceará, no Brasil e no mundo

Escrito por Redação ,

Veja abaixo as principais notícias desta sexta-feira. 

Metro

'Sommeliers de vacina'

Todas as vacinas em utilização no Brasil - Astrazeneca, Coronavac, Janssen e Pfizer - foram testadas, liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e conferem proteção geral entre 50,4% e 95% contra a Covid-19, segundo os estudos clínicos divulgados pelos laboratórios fabricantes. O início da aplicação na população geral acima de 18 anos, desde junho, no Brasil e no Ceará, trouxe à tona um grupo específico de candidatos à vacina: aqueles que querem escolher qual “marca” tomar, ou “sommeliers de vacina”, como a internet os apelidou.


Mais vacinas chegam ao Ceará

O Ceará recebe novo lote de vacinas contra a Covid-19, com 66.690 doses  da Pfizer, nesta sexta-feira (2). O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana nesta manhã em publicação nas redes sociais.

Zoeira

Horóscopo do dia

Hoje a Lua está formando um aspecto desarmônico com o Sol em Gêmeos. Essa lunação representa o momento em que nossas ideias e planos que foram cultivados na última fase lunar começaram a frutificar.

Governador assume homossexualidade

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), falou sobre a orientação sexual dele e assumiu ser homossexual durante entrevista ao programa Conversa com Bial, da TV Globo, nesta quinta-feira (1º). Ele é o primeiro presidenciável a admitir publicamente ser gay. "Tenho orgulho dessa integridade", externou.

Jogada

Itália bate a Bélgica na Eurocopa

A Itália está na semifinal da Eurocopa. Diante da Bélgica, na Alemanha, nesta sexta-feira (2), a seleção italiana triunfou por 2 a 1 e garantiu vaga na penúltima fase da competição continental. Barella e Insigne marcaram os gols em favor da Azurra, enquanto Lukaku, de pênalti, descontou para os belgas.


Decisões na Copa América e na Eurocopa

A sexta-feira (2) de futebol será de decisão nas quartas de final da Eurocopa e da Copa América, com o Brasil entrando em campo contra o Chile. Além disso, a 9ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro preenche o cardápio do futebol brasileiro.

Papo Carreira

Vagas para professores

As unidades de Canindé e de Cedro do Instituto Federal do Ceará (IFCE) lançaram editais de processos seletivos do concurso público para contratação de professores substitutos.

Negócios

Multinacional no Pecém

Em operação no Brasil desde 2015, a Svitzer - líder mundial em serviços de reboque portuário - viu no Ceará um mercado estratégico e iniciou as operações no Porto do Pecém. A multinacional está investindo US$ 30 milhões na construção de quatro embarcações, das quais duas irão compor a frota no terminal cearense.

Retorno das festas será sem dança

O desenho das orientações para que os eventos sociais no Ceará voltem a acontecer começou a tomar forma. De acordo com o secretário executivo de Planejamento e Orçamento, Flávio Ataliba, foi apresentada ao setor, nesta quinta-feira (1º), uma proposta de protocolos de combate ao coronavírus. Ele destaca que o conjunto de medidas é para quando os números de saúde permitirem a retomada. As medidas incluem distanciamento de mesas, uso de álcool em gel e proibição de pista de dança em casamentos, aniversários e outras modalidades de eventos sociais.

PontoPoder

Representatividade na política

O governador Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul, assumiu publicamente ser homossexual, durante entrevista na quinta-feira (1º), e abriu uma discussão quanto aos limites da representatividade e os efeitos concretos de um anúncio como o dele na defesa e formulação de políticas públicas voltadas à população LGBTQIA+. O tucano é o único pré-candidato à Presidência a ter assumido a homossexualidade. Ele e a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), formam ainda uma minoria entre os chefes de executivos estaduais. A petista chegou, inclusive, a oferecer "solidariedade por ataques que venha a sofrer em razão de sua declaração".

 

Assuntos Relacionados