Loja de móveis oferece abrigo para pessoas se protegerem de onda de frio no Texas

Temperaturas, que chegam a -18°C, já deixaram pelo menos 70 mortos no estado norte-americano

Escrito por Redação ,
Pessoas abrigadas em loja no Texas
Legenda: O dono da rede também fez contratação de serviços de alimentação para oferecer comida aos hóspedes do local.
Foto: Go Nakamura/Getty Images/AFP

Uma loja de móveis de Houston, no Texas, virou abrigo para pessoas que buscam proteção contra o inverno registrado no estado norte-americano nas últimas semanas. A onda de frio deixou pelo menos 70 mortos e fez temperaturas no Sul dos Estados Unidos chegarem a -18°C. As informações são da BBC.

O proprietário da rede Gallery Furniture, Jim "Mattress Mack" McIngvale, é conhecido por costumar abrir os empreendimentos durante situações de emergência. Isso ocorreu durante as crises provocadas pelo furacão Catrina, em 2005, pelo furacão Harvey, em 2017, e pela tempestade Imelda, em 2019.

Desde a última terça-feira (16), cerca de 350 pessoas chegam, em média, a cada loja aberta à noite. Já durante a manhã, 800 pessoas se dirigem ao local para se alimentar.

Pessoas abrigadas em loja após onda de frio
Legenda: Moradores do Texas ficaram sem água e eletricidade em razão das baixas temperaturas.
Foto: Go Nakamura/Getty Images/AFP

As pessoas que chegam à loja em Houston podem utilizar as camas e sofás existentes no mostruário. Quem quiser assistir à televisão pode usar os aparelhos que estão à venda. O dono da rede também fez contratação de serviços de alimentação para oferecer comida aos hóspedes do local.

Veja também

Falta de serviços essenciais após frio

Moradores do Texas ficaram sem água e eletricidade durante as baixas temperaturas. O estado, conhecido como capital energética dos Estados Unidos, produziu 41% do petróleo e um quarto do gás natural do país em 2019, de acordo com a Agência de Informação de Energia dos EUA.

De acrdo com o The New York Times, o veterano do Exército Scott Willoughby, morador da cidade de Dallas, precisou pagar uma conta de US$ 16 mil — o que equivale a cerca de R$ 88 mil — por alguns dias de uso do serviço de energia elétrica.

Em razão disso, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aprovou declaração de situação de emergência no Texas, o que abre espaço para que fundos federais sejam investidos em ações para combater os danos acarretados pela condição climática.