Cinco alpinistas morrem durante escalada ao monte Elbrus

O local do ocorrido conta com 5.642 metros de altura e é o maior do Cáucaso e da Europa.

Escrito por AFP ,
Alpinistas foram resgatados durante forte tempestade
Legenda: Alpinistas foram resgatados durante forte tempestade
Foto: AFP/Emercom of Russia

Uma tempestade matou cinco alpinistas que escalavam o monte Elbrus, o maior pico da Europa, localizado no Cáucaso russo, informaram nesta sexta-feira (24) as equipes de emergência.

"Conseguimos salvar 14 pessoas, que foram transportadas e atendidas por equipes médicas. Lamentavelmente, cinco pessoas morreram", afirmou o ministério de Emergências da Rússia em um comunicado.

Veja também

Os 19 alpinistas ficaram bloqueados a mais de 5 mil metros de altura quando as condições meteorológicas mudaram de maneira repentina.Depois de receber um alerta, o serviço de emergência enviou uma equipe de 69 pessoas e 16 veículos para o resgate.

"Os socorristas trabalharam em condições muito difíceis. A força do vento alcançou entre 40-70 metros por segundo e a temperatura caiu a 20 graus negativos", explicou o ministério.

Salvamento

A operação de resgate durou quase cinco horas e só terminou durante a madrugada de sexta-feira. Citado pela agência de notícias TASS, Denis Alimov, que organizou a escalada, afirmou que uma mulher da expedição passou mal na manhã de quinta-feira e decidiu retornar com um guia.

Apesar do abandono, o restante do grupo prosseguiu até ser surpreendido pela tempestade. A mulher faleceu durante a descida, segundo Alimov. 

 

Assuntos Relacionados