Homem de 105 anos já assistiu a 12 eclipses solares: 'Você vê um, você quer ver todos'

Apaixonado pelo fenômeno, o estadunidense chegou a viajar para o Brasil só para observá-lo

Legenda: Centenário observou o fenômeno pela primeira vez na companhia da esposa, em 1963
Foto: Shutterstock

Aos 105 anos, o estadunidense LaVerne Biser, morador do Texas, já testemunhou 12 eclipses solares ao longo da vida, mas acredita que a melhor experiência será vivida nesta segunda-feira (8). Astrônomo amador, o idoso é apaixonado pelo fenômeno e, pela primeira vez, o observará da própria cidade.

Veja também

Em conversa com a emissora WFAA, o centenário revelou ter acompanhado o primeiro evento na companhia da falecida esposa, Marion, em julho de 1963. Fascinados pelo fenômeno, os dois decidiram assistir a todos os eclipses que pudessem. “Você vê um e quer ver todos”, resumiu LaVerne. 

O casal, então, começou a planejar as férias de acordo com as datas e locais em que os eclipses ocorreriam, chegando a viajar para o Brasil, segundo o The Guardian. A "perseguição" resultou em 12 observações ao longo do casamento de 78 anos, interrompidas apenas pela morte da esposa, no ano passado.

“Sinto muita falta dela. Estávamos sempre juntos, ela viu todos eles também”, contou o astrônomo amador.

Apesar de não ter a companhia da amada nesta segunda-feira, LaVerne está ansioso para conferir o fenômeno, já que, após décadas de caçadas, esta será a primeira vez que ele poderá acompanhá-lo de casa. 

“Você lamenta que ela [Marion] não esteja lá com você, [mas é preciso] aproveitar o momento. É isso. Aproveitar o momento. Eu não perderia por nada”, afirmou o senhor, explicando que observará o evento com familiares.

A experiência adicionará um registro ao conjunto de fotografias dos eclipses que os dois testemunharam, que decora a residência da família.

ECLIPSE SOLAR TOTAL

Transformando o dia em noite por alguns minutos, o eclipse solar total desta segunda promete ser uma experiência inesquecível para os amantes da astronomia. Tendo início na região sul do Oceano Pacífico, o evento astronômico poderá ser visto no México, Canadá e Estados Unidos. Ele poderá ser visto, inicialmente, na costa do país latino, avançando, em seguida, para o Texas, às 15h07, no horário de Brasília, de acordo com o jornal O Globo.

Além das terras norte-americanas, o eclipse poderá ser observado de forma parcial em algumas localidades da Europa.

TRANSMISSÕES AO VIVO

Aqueles que não estiverem na rota do evento astronômico, poderão acompanhar a transmissão do acontecimento através das redes sociais da Nasa, agência espacial estadunidense. A organização também transmitirá o eclipse em seu canal no YouTube, a partir das 14h.

Com a esperança de captar mais de 90 minutos de imagens do fenômeno para análises científicas posteriores, a agência posicionou fotógrafos ao longo de todo o caminho em que o eclipse poderá ser observado. No México e Estados Unidos, por exemplo, mais de 70 pessoas foram escaladas para a operação.