O mundo se prepara para acompanhar o que está sendo denominado de “O eclipse mais observado de todos os tempos”. Diversos fatores contribuem para assim chamá-lo. Como o Sol está muito inquieto neste ano no qual se aproxima da sua máxima atividade, uma enorme coroa luminosa será vista no momento do eclipse. Trata-se de um eclipse solar total, quando o dia vira noite, o que torna o espetáculo astronômico ainda mais interessante.
Um eclipse solar ocorre quando o Sol é eclipsado (ocultado) pela Lua. Assim a Lua deve ficar entre o Sol e a Terra, como mostra a simulação abaixo. A sombra da Lua é projetada na Terra e isso faz o dia escurecer completamente durante alguns minutos.
A sombra da Lua entrará no continente norte-americano pelo Oceano Pacífico, a partir da cidade de Mazatlan, no México, depois passa pelas cidades conhecidas de Dallas e Indianápolis, famosa por sediar corridas de Fórmula 1, nos EUA. O Sol também será 100% eclipsado em Montreal, o segundo município mais populoso do Canadá. A totalidade ocorrerá em vários horários diferentes dependendo da cidade.
Além do fenômeno astronômico, existe um grande fenômeno social e econômico com milhões de pessoas se deslocando para contemplar o eclipse. Acho admirável essa espécie que é a homo sapiens.
Quando você quiser viajar para ver um eclipse como este, é bom se planejar com pelo menos 2 anos de antecedência. Os hotéis na faixa da totalidade estão com as reservas esgotadas. Em algumas cidades do México, EUA e Canadá, os governos se preparam até para uma possível falta de mantimentos nas cidades com melhores visibilidades devido à grande quantidade de turistas.
Mas, como eles estão prevendo, medidas estão sendo tomadas para evitar problemas. E o melhor de tudo: há planejamento com grande incentivo à educação e ao turismo, uma oportunidade que foi muito mal explorada aqui no Ceará com o eclipse anular do dia 14 de outubro de 2023. Alguém ai recebeu algum dos mil óculos que foram distribuídos aqui no Estado? Ou será que foram 4 mil? Eu acho que alguns mihões de estudantes ficaram sem.
Infelizmente, o eclipse do dia 8 não poderá ser observado do Brasil, pois estamos muito distantes da faixa de totalidade. Mas para você que lê meus textos semanalmente, indico o espetáculo de imagens que será disponibilizado ao vivo pela NASA, a partir das 14h, no horário de Brasília. A live terá suas 3 três horas de duração neste link.