Material raro é encontrado no asteroide Bennu, considerado 'potencialmente perigoso' para a Terra

Há uma possibilidade de que o asteroide entre em colisão com a Terra em menos de um século

Legenda: Estima-se que o asteroide Bennu tenha mais de 4,5 bilhões de anos
Foto: Shutterstock

Cientistas encontraram, em uma amostra do Bennu, um asteroide gigante "potencialmente perigoso", um mineral de fosfato de magnésio considerado extremamente raro. A descoberta foi divulgada pelo jornal The Sun. Segundo o periódico, é possível que o material tenha caído do espaço sideral na Terra, mas seja muito frágil para sobreviver.

Os resultados do estudo sobre o Bennu foram revelados na Conferência de Ciência Lunar e Planetária no Texas, na semana passada. À época, a professora-assistente do órgão, Jessica Barnes, que liderou a análise das substâncias fosfatadas da amostra, admitiu que, inicialmente, a equipe achou que se tratava de um material "contaminante".

Outros pesquisadores descobriram que o asteroide contém compostos alterados pela água. E há uma teoria, inclusive, de que a vida na Terra teria se iniciado devido ao impacto de um asteroide que trouxe água e as moléculas orgânicas certas para sobreviverem.

Contudo, uma outra hipótese considera a possibilidade de que um asteroide como o Bennu seja capaz de destruir as vidas na Terra. Tanto que ele foi rotulado como possível risco de segurança para o planeta, ainda mais porque há uma chance em 2,7 mil de que o asteroide entre em colisão com a Terra em menos de um século, em 2100.