Material raro é encontrado no asteroide Bennu, considerado 'potencialmente perigoso' para a Terra

Há uma possibilidade de que o asteroide entre em colisão com a Terra em menos de um século

Legenda: Estima-se que o asteroide Bennu tenha mais de 4,5 bilhões de anos
Foto: Shutterstock

Cientistas encontraram, em uma amostra do Bennu, um asteroide gigante "potencialmente perigoso", um mineral de fosfato de magnésio considerado extremamente raro. A descoberta foi divulgada pelo jornal The Sun. Segundo o periódico, é possível que o material tenha caído do espaço sideral na Terra, mas seja muito frágil para sobreviver.

Os resultados do estudo sobre o Bennu foram revelados na Conferência de Ciência Lunar e Planetária no Texas, na semana passada. À época, a professora-assistente do órgão, Jessica Barnes, que liderou a análise das substâncias fosfatadas da amostra, admitiu que, inicialmente, a equipe achou que se tratava de um material "contaminante".

Outros pesquisadores descobriram que o asteroide contém compostos alterados pela água. E há uma teoria, inclusive, de que a vida na Terra teria se iniciado devido ao impacto de um asteroide que trouxe água e as moléculas orgânicas certas para sobreviverem.

Contudo, uma outra hipótese considera a possibilidade de que um asteroide como o Bennu seja capaz de destruir as vidas na Terra. Tanto que ele foi rotulado como possível risco de segurança para o planeta, ainda mais porque há uma chance em 2,7 mil de que o asteroide entre em colisão com a Terra em menos de um século, em 2100.

Veja também

Missão espacial

Uma missão espacial concluída no ano passado conseguiu coletar uma amostra do asteroide Bennu, que tem mais de 4,5 bilhões de anos de historia. 

Os primeiros estudos do material coletado constataram que o asteroide possui grandes quantidades de água e carbono.


Assuntos Relacionados