SpaceX lança Starship, a maior nave do mundo, mas perde contato no fim; veja vídeo

Segundo a empresa, a falha de comunicação ocorreu quando o foguete se encaminhava para retornar à órbita terrestre

Legenda: A cápsula atingiu mais de 200 quilômetros de altura, de acordo com a SpaceX
Foto: AFP

O Starship, superfoguete da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, foi lançado pela terceira vez nesta quinta-feira (14) por volta das 10h25 (horário de Brasília), na base da companhia em Boca Chica, no Texas (EUA).

No fim da jornada, a SpaceX perdeu contato com a nave, considerada a maior do mundo. Segundo a empresa, a falha de comunicação ocorreu quando ela se encaminhava para retornar à órbita terrestre.

Apesar do erro, este foi o lançamento mais bem-sucedido da missão até agora. E, pela primeira vez, a nave conseguiu realizar quase toda a jornada programada de 1 hora de voo. Não havia tripulação ou carga no teste. 

"Starship nunca voou tão longe ou tão rápido", afirmou uma comentarista durante uma transmissão ao vivo da empresa.

Ainda de acordo com a SpaceX, o foguete Super Heavy, que impulsionou o Starship, conseguiu se desacoplar da cápsula sem imprevistos.

Veja vídeos

A empresa de Elon Musk informou que, durante o trajeto para retornar à Terra, a cápsula acabou sendo destruída no processo. A ideia era que a nave retornasse à órbita e caísse no Oceano Índico.

O Starship é o foguete mais potente já construído no mundo. Ele possui 120 metros de altura e produz uma força de empuxo de 74,3 mega newtons, mais que o dobro dos foguetes utilizados para enviar os astronautas à Lua.

Os outros dois testes do Starship resultaram nas explosões dos foguetes poucos minutos após a decolagem.

Veja também

Entenda problemas no lançamento

Starship é composto por dois estágios ou partes: o propulsor Super Heavy com 33 motores e, acima dele, a nave Starship. As duas partes se separaram com sucesso poucos minutos depois de decolar.

No entanto, o propulsor, que deveria ter amerissado suavemente no Golfo do México, não conseguiu completar a manobra em uma "amerissagem forte", segundo a comentarista da transmissão.

A cápsula atingiu mais de 200 quilômetros de altura, de acordo com a SpaceX.

Testes

No fim de abril de 2023, a SpaceX realizou a primeira tentativa de decolagem do Starship. No teste, um dos objetivos da empresa era que o foguete deixasse a plataforma de lançamento sem destruí-la, o que aconteceu. O veículo, entretanto, apresentou falhas em diversos motores do primeiro estágio e não conseguiu atingir a órbita do planeta, explodindo em poucos minutos.

Com o resultado, a empresa fez algumas modificações no projeto do transporte, incluindo novos sistemas de separação dos estágios, possibilitando que os motores do estágio superior sejam acionados antes da separação, e de controle eletrônico de direção das tubeiras da primeira fase, que permitirá um melhor controle da trajetória do foguete.

Além disso, também foram implementadas mudanças no sistema de autodestruição, que foi atualizado, e no de solo, que passou a ter resfriamento, útil para o momento da decolagem.

Planejando levar astronautas à Lua em alguns anos, o Starship ainda deve passar por mais de 100 testes, antes de poder garantir a segurança dos passageiros em uma viagem espacial. A nave também será usada para uma futura missão em Marte, de acordo com o bilionário.