Starship, foguete mais poderoso do mundo, será lançado pela SpaceX nesta quinta; veja como assistir

Nave deve ser usada para uma futura missão em Marte

Legenda: Segundo a SpaceX, o Starship já está montado e pronto para o processo de lançamento
Foto: AFP

A SpaceX fará, nesta quinta-feira (14), o terceiro teste de voo do Starship, superfoguete da empresa de Elon Musk que deve ser usado para uma futura missão em Marte, de acordo com o bilionário. O lançamento acontece a partir de 9h (horário de Brasília), na base da empresa, em Boca Chica, no Texas. A nave não terá tripulação nem carga no teste. A companhia recebeu nesta quarta o aval final da Administração Federal de Aviação (FAA na sigla em inglês).

Iniciaram-se, no ano passado, os testes com todo o equipamento - o foguete e o propulsor chamado Super Heavy, com 33 motores. Segundo a SpaceX, o Starship já está montado e pronto para o processo de lançamento.

O Starship é o foguete mais potente já construído no mundo. Ele possui 120 metros de altura e produz uma força de empuxo de 74,3 mega newtons, mais que o dobro dos foguetes utilizados para enviar os astronautas à Lua.

Veja também

Como assistir ao lançamento do Starship

O lançamento do Starship poderá ser acompanhado pelos internautas por meio do site da empresa, que possui uma área dedicada ao evento. Também há uma transmissão programada para acontecer na conta do Twitter da companhia.

Testes

No final de abril de 2023, a SpaceX realizou a primeira tentativa de decolagem do Starship. No teste, um dos objetivos da empresa era que o foguete deixasse a plataforma de lançamento sem destruí-la, o que aconteceu. O veículo, entretanto, apresentou falhas em diversos motores do primeiro estágio e não conseguiu atingir a órbita do planeta, explodindo em poucos minutos.

Com o resultado, a empresa fez algumas modificações no projeto do transporte, incluindo novos sistemas de separação dos estágios, possibilitando que os motores do estágio superior sejam acionados antes da separação, e de controle eletrônico de direção das tubeiras da primeira fase, que permitirá um melhor controle da trajetória do foguete.

Além disso, também foram implementadas mudanças no sistema de autodestruição, que foi atualizado, e no de solo, que passou a ter resfriamento, útil para o momento da decolagem.

Planejando levar astronautas à Lua em alguns anos, o Starship ainda deve passar por mais de 100 testes, antes de poder garantir a segurança dos passageiros em uma viagem espacial.