Hashem al-Ghaili, diretor da empresa BrainBridge, anunciou a "Head Transplant Machine" (Máquina de Transplante de Cabeça, em português), um sistema que envolve robótica avançada e inteligência artificial para realizar transplante de cabeça e rosto. A expectativa é de que o procedimento esteja disponível em até dez anos.
A informação foi divulgada na terça-feira (21), nas redes sociais. "Hoje estou entusiasmado por anunciar o BrainBridge, o primeiro conceito do mundo para um sistema de transplante de cabeça, que integra robótica avançada e inteligência artificial para executar procedimentos completos de transplante de cabeça e rosto", escreveu.
O procedimento envolve a remoção da cabeça de uma pessoa para colocá-la no corpo de um doado de corpo saudável que tenha sofrido morte cerebral. Segundo uma publicação de al-Ghaili, o transplante possibilitará que pessoas com condições médicas severas tenham um corpo completamente funcional ao mesmo tempo que terão a memória e funções cognitivas preservadas.
"Este sistema de última geração oferece novas esperanças aos pacientes que sofrem de condições não tratáveis, como câncer de estágio 4, paralisia e doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson", afirma o diretor.