Veja tecnologias de carros de luxo que ficaram populares em modelos comuns
Equipamentos podem ser encontrados em carros populares com itens de série ou opcionais
Painel com mais telas, luzes pelo carro e tecnologias para maiores comodismo e segurança. Esses aspectos tornavam carros de luxo distintos de outros modelos — às vezes, até parecidos com naves espaciais. No entanto, esses itens, antes tidos pelos mais abastados, agora podem ser encontrados em veículos "comuns".
Veja a seguir oito itens que atualmente podem ser encontrados em carros direcionados para o segmento mais popular.
ABS e ESP
Os equipamentos, padrões em modelos de luxo ou importados, tornaram-se obrigatórios no País na última década, com os freios ABS sendo os primeiros. Eles incorporam sensores ao sistema do veículo e evitam que as rodas travem em frenagens bruscas, o que garante que o motorista mantenha o controle direcional do carro.
Já o ESP, conhecido como controle de estabilidade, ficou essencial em 2020. A solução detecta a perda de aderência do veículo, aplicando, automaticamente, pressão nos freios das rodas de modo individual, mantendo o carro sobre controle.
O dispositivo precisa estar em carros totalmente novos vendidos no Brasil desde o último ano (sem contar novas versões e reestilizações de modelos). No entanto, todos os veículos fabricados no País, inéditos ou não, precisam ter a tecnologia a partir de 2022.
Câmbio automático e Paddle Shifters
Antes item de conforto, o câmbio automático caiu de vez no gosto dos motoristas brasileiros. Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) indicam que a compra de modelos com esse tipo de câmbio saltou de 12% para 50% no Brasil entre 2010 e 2019.
Além disso, os Paddle Shifters — aquelas abas atrás do volante para que o motorista troque as marchas de forma manual — não são encontradas mais apenas em carros esportivos ou de Fórmula 1. Modelos compactos, como o Volkswagen Polo, já trazem os itens como opcionais ou até de série, em versões mais caras.
Cruise control adaptativo
O cruise control — mais conhecido como "piloto automático" — também virou item mais comum com a popularização dos carros com câmbio automático. O item é apreciado por motoristas com dificuldades de se manter dentro dos limites de velocidade.
Já a versão aprimorada, o controle de cruzeiro adaptativo, controla a velocidade e, também, a distância para o carro à frente, o que é útil tanto em rodovias quanto no trânsito urbano. Se antes o item era exclusivo de carros de luxo, hoje pode ser encontrado em versões mais caras do Volkswagen Nivus, por exemplo, de nível intermediário.
Central multimídia
Os modelos mais antigos vinham, no máximo, com um rádio no centro do painel — quem quisesse uma central multimídia precisava recorrer a modelos de marcas de acessórios. Nos últimos anos, porém, até modelos com apelo popular, como o Fiat Mobi, contam com o dispositivo entre os itens opcionais.
Tais sistemas, inclusive, não são apenas uma forma "chique" de controlar o rádio do carro: as centrais já padronizaram funções de conectividade com o celular por meio de sistemas como o Apple Carplay e o Android Auto.
Painel digital
A tecnologia, já existente em modelos como os Chevrolet Monza e Kadett na década de 1980, popularizou-se nas últimas duas décadas. De lá para cá, cada vez mais modelos adotaram soluções híbridas entre mostradores analógicos e digitais — alguns chegaram a abandonar os ponteiros.
Atualmente, o painel digital está presente em versões mais recheadas de modelos da Volkswagen e tem direito até a efeitos 3D em versões intermediárias do Peugeot 208.
Luzes diurnas com LED
Mesmo com afrouxamento da legislação brasileira sobre tráfego com faróis acesos, as luzes de LED diurnas chegaram a diversos modelos. O equipamento chegou a versões mais baratas de modelos como os Renault Sandero e Logan, além de outros compactos.
Frenagem autônoma
Sensores que monitoram a distância entre o carro e o veículo adiante e acionam os freios de forma automática eram exclusividade de modelos de luxo, principalmente os da Volvo. Hoje, o Hyundai HB20, por exemplo, tem o aparato na versão topo de linha Evolution, com motor 1.0 turbo.
Park assist
Sistemas de estacionamento pareciam ser de outro mundo antigamente. Hoje, o recurso, que ajuda motoristas a estacionarem o carro após "escanear" o espaço da vaga, são opções em modelos mais populares. No entanto, o equipamento está presente em versões mais caras, como no caso do Onix Premier.