Novo concurso IBGE oferta 15 mil vagas complementares para recenseadores
Aprovados atuarão no levantamento de informações do Censo Demográfico 2022
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve abrir inscrições, entre esta quinta-feira (28) e a próxima segunda-feira (1º), para um novo processo seletivo com 15.075 vagas de recenseador no Censo Demográfico 2022.
Veja também
Segundo o edital N.º 10/2021, publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (28), o contrato dos aprovados será de três meses, podendo ser prorrogado. A jornada de trabalho é de, no mínimo, 25 horas semanais.
Os interessados nas vagas devem levar a ficha de inscrição até um dos postos do IBGE listados no edital, que ainda não foi divulgado na íntegra.
A remuneração dos recenseadores será variável conforme a produtividade de cada um. Na prática, o cálculo levará em conta o setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.
Atribuições da função
- Cumprir as orientações recebidas por meio do serviço de mensagens no seu dispositivo móvel de coleta;
- Coletar, presencialmente e/ou por telefone, as informações do Censo Demográfico 2022 em todos os domicílios do setor censitário que lhe foi atribuído no âmbito da sua Área de Trabalho,
- Consultar relatórios diversos de acompanhamento de coleta no dispositivo móvel e sanar as eventuais pendências apontadas;
- Retornar aos domicílios recenseados para complementar as informações e/ou corrigir as falhas apontadas pela supervisão; manter-se atualizado acerca dos conceitos e procedimentos definidos para a coleta de dados.