Bastidores: motivos do Ceará para contratação de Dorival Júnior e as primeiras impressões do técnico

O treinador foi o primeiro nome procurado e estava acertado desde sexta (25)

Legenda: Dorival Júnior teve passagens pelo Flamengo em 2013 e 2018
Foto: divulgação / Flamengo

A diretoria do Ceará acertou a contratação do técnico Dorival Júnior para a sequência de 2022. Após a saída de Tiago Nunes, o clube buscou um nome experiente de um currículo vencedor no mercado para dar continuidade à temporada. A Coluna conta bastidores da chegada do novo comandante.

O primeiro ponto: Dorival foi o primeiro nome buscado pela gestão. Internamente, o plano era investir em um treinador com experiência em grandes torneios e de uma mentalidade ofensiva. Contexto vivido pelo clube hoje e que tornou Dorival como a melhor opção no mercado brasileiro. E o técnico aceitou de imediato.

Logo na sexta (25), no 1º contato do presidente alvinegro Robinson de Castro, sem sequer discutir valores, a resposta na linha foi: “Já pode me considerar treinador do Ceará. Estou no exterior, mas no início da semana chego para acertar”. E então, o Vovô anunciou o técnico na segunda (28).

Motivos para o Ceará contratar Dorival Júnior

  • Currículo vencedor no futebol brasileiro
  • Experiência em competições internacionais e de alto nível
  • Manutenção da mentalidade ofensiva no aspecto tático
  • Gestão de elenco positiva, com diálogo junto dos plantel
  • Aproveitamento de jovens das categorias de base

Veja também

A contratação é encarada como um nome de peso dentre os treinadores brasileiros, consolidado e que escolheu o clube para retomar a carreira vitoriosa como técnico. Afastado da função por conta da saúde desde 2020, recebeu inúmeras propostas no intervalo, mas escolheu seguir com a família.

Assim, acertar com o Ceará mostra também a vitrine e o respaldo do clube no mercado. O departamento de futebol considera que existiram avanços no último trabalho, mas Dorival tem capacidade para fazer os ajustes necessários visando o sucesso nas próximas metas planejadas.

Primeiras impressões do Dorival

Nos contatos junto da diretoria alvinegra, Dorival Júnior mostrou conhecimento sobre o Ceará. O técnico vinha acompanhando o clube pela ascensão em torneios e o modelo de jogo que o agradava.

Logo, deixou claro para a gestão que sabia as características táticas do clube, do elenco e indicou pontos que poderiam evoluir no trabalho. Esse fator pesou em prol do comandante, que tem intervalo curto de tempo até o afunilamento do calendário, com Série A, Sul-Americana e Copa do Brasil.

Imagem aberta da estrutura do Ceará no CT de Porangabuçu
Legenda: A gestão do Ceará fez a revitalização do gramado de treino do CT de Porangabuçu em 2022
Foto: Thiago Gadelha / SVM

Na segunda, o treinador conheceu a estrutura do CT de Porangabuçu e os mecanismos oferecidos aos jogadores e à comissão técnica - ponto também elogiado. Nesta terça, o foco será em reuniões sobre o planejamento dos jogos, trabalho e o diagnóstico específico dos jogadores.

As ações da fisiologia, metodologias internas e demais avaliações internas também serão intensificadas. Com o estudo prévio de Dorival e a saída recente de jogadores, a tendência é de chegada de reforços para suprir carências até o início do Brasileirão.

FICHA TÉCNICA

  • Nome: Dorival Silvestre Júnior
  • Local de nascimento: Araraquara (SP)
  • Data de nascimento: 25/04/1962 (59 anos)
  • Clubes por onde passou: Ferroviária, Figueirense, Fortaleza, Criciúma, Avaí, Juventude, Sport, São Caetano, Cruzeiro, Coritiba, Vasco, Santos, Atlético-MG, Internacional, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, São Paulo e Athletico-PR.
  • Títulos conquistados: Campeonato Catarinense (2004), Campeonato Paulista (2010 e 2016), Campeonato Gaúcho (2012), Campeonato Paranaense (2007, 2008 e 2020), Campeonato Brasileiro Série B (2009), Copa do Brasil (2010) e Recopa Sul-Americana (2011).