Tendências do mercado imobiliário

Escrito por José Luiz Medrado , jose.medrado@mrv.com.br
José Luiz Medrado é gestor comercial da MRV no Ceará
Legenda: José Luiz Medrado é gestor comercial da MRV no Ceará

O Carnaval passou e agora, como nos diz a cultura brasileira, o ano realmente começou. Com ele, acompanhando um comportamento comum ao segmento - que tradicionalmente se coloca na vanguarda e atento a tendências -, novos horizontes se apresentam para o mercado imobiliário em 2024, o que exige de nós entendermos, cada vez mais, as forças econômicas e sociais que vão influenciar e impactar o meio. O que antecipo, com segurança, é que estamos diante de um ano importante, de efetiva retomada.

A maior acessibilidade ao crédito dá novo impulso e mais força aos próximos meses, na comparação com 2023. O contexto é influenciado por políticas econômicas, como as implementadas junto ao programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). Além disso, a taxa de juros continua em queda, ampliando as possibilidades de aquisição do primeiro imóvel e o espaço para investidores. 

Acompanhando as novas tendências de consumo, as tecnologias da informação e da comunicação ganham força. Da realidade aumentada às visitas feitas virtualmente, as plataformas, dentre elas as que incorporam inteligência artificial, vêm se tornando uma realidade cada vez mais acessível. O uso delas permite aos possíveis compradores uma experiência diferente de visitação aos empreendimentos. 

Imóveis sustentáveis (econômica e ecologicamente falando), organizados, viáveis e juridicamente perfeitos, são uma demanda real e atual. Empresas que incorporam as boas práticas constroem mais vantagens competitivas para clientes informados e exigentes, que atribuem valor a marcas que se comportam como eles. Trata-se, inclusive, de entender eventos externos, como as mudanças climáticas, e como essas mudanças podem afetar a viabilidade e a manutenção de propriedades. 

Na ponta disso, como elo, estão os corretores, profissionais que terão, em 2024 os desafios transformados em oportunidades, a partir de formações que ampliem suas visões de mundo e sobre as pessoas, para que possam se conectar a elas, inclusive no ambiente digital, a partir da adoção de ferramentas, como as de marketing digital. É mais do que promoção e venda. É uma interação realmente interessada e efetiva.

José Luiz Medrado é gestor comercial da MRV no Ceará

 
Consultor pedagógico
Davi Marreiro
16 de Abril de 2024